Caop da Criança encaminha nota técnica sobre cumprimento de jornada de trabalho pelos conselheiros tutelares

O Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e Educação do Ministério Público da Paraíba encaminhou, na última sexta-feira (17/01), aos promotores de Justiça que atuam na área uma nota técnica e um modelo de recomendação com orientações sobre a observância do cumprimento da jornada de trabalho pelos conselheiros tutelares.

Na nota técnica, a coordenadora do Caio/CAE, promotora de Justiça Juliana Couto, destaca que a Resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) prevê que o funcionamento do Conselho Tutelar deve respeitar o horário comercial durante a semana, assegurando-se um mínimo de oito horas diárias para todo o colegiado e rodízio para o plantão, durante a noite, final de semana e feriado.

Ainda na nota técnica é ressaltado que, apesar da legislação, das resoluções e orientações expedidas pelo Conanda, conselheiros tutelares vêm frequentemente alterando a jornada diária de trabalho sob o argumento de que estão cumprindo integralmente tal jornada em regime de plantão.

“Diante da obrigatoriedade da atuação ininterrupta dos conselheiros tutelares, imperiosa é a necessidade de realização de plantões, diários ou sobreavisos, bem como nos finais de semana e feriados. Entretanto, os plantões e sobreavisos não eximem os conselheiros tutelares do cumprimento da jornada de trabalho fixada em Lei”, diz a promotora na nota.

No modelo da recomendação a ser expedida pelos promotores aos conselheiros, é recomendado que eles se abstenham de promover alterações sobre o horário de funcionamento do Conselho Tutelar e a jornada de trabalho diária dos membros (seja por deliberação do colegiado, seja por meio de Regimento Interno), de modo a garantir a prestação do serviço no horário fixado na legislação municipal.
 oblogdepianco.com.br com Assessoria
Caop da Criança encaminha nota técnica sobre cumprimento de jornada de trabalho pelos conselheiros tutelares Caop da Criança encaminha nota técnica sobre cumprimento de jornada de trabalho pelos conselheiros tutelares Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 21, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.