BTG/Nexus: Lula tem 47% e Flávio, 46%, em empate técnico no 2º turno; pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (14)

Pesquisa marca o retorno de Lula à dianteira numérica sobre Flávio no segundo turno, por 47% a 46%, mas a diferença está dentro da margem de erro e configura empate técnico; levantamento foi feito após a revelação do caso Dark Horse.

O presidente Lula (PT) ampliou de quatro para cinco pontos a vantagem sobre Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno e voltou a aparecer numericamente à frente do adversário em uma eventual disputa de segundo turno, de acordo com pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (14). O movimento ocorre na primeira rodada do instituto divulgada após a revelação de que Flávio é investigado pela Polícia Federal por sua atuação na busca de recursos junto a Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro.

No primeiro turno, Lula passou de 39% para 42%, enquanto Flávio avançou de 35% para 37%. Augusto Cury, que havia chegado a 9% na semana passada, recuou para 6%. Ronaldo Caiado (PSD) tem 5%, Renan Santos (Missão), 2%, e Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP), 1% cada. Brancos e nulos somam 4%, e 2% não souberam responder.

Veja a íntegra da pesquisa.

No segundo turno, Lula aparece com 47%, contra 46% de Flávio. Na rodada de 8 de setembro, o placar era inverso: 46% para o candidato do PL e 45% para o presidente. A mudança representa uma virada numérica, mas os dois continuam tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre 11 e 13 de setembro. A existência do inquérito contra Flávio tornou-se pública na manhã de sexta-feira (11), depois da retirada do sigilo de investigações relacionadas ao caso Banco Master. Assim, parte da coleta ocorreu depois de o caso vir a público.

Segundo a PF, Flávio atuou como interlocutor de Vorcaro nas tratativas para financiar Dark Horse e cobrou aportes para a produção. Documentos da investigação apontam que a Entre Investimentos enviou US$ 12,33 milhões a um fundo usado no financiamento do longa e que um acordo encontrado nas comunicações do banqueiro previa US$ 24 milhões para o projeto. Flávio admitiu ter procurado Vorcaro em busca de investimento privado, mas nega irregularidades.

Voto mais consolidado - A nova rodada mostra também que o eleitor está mais decidido. Entre os entrevistados que escolheram algum candidato no primeiro turno, 83% dizem que não pretendem mudar de voto, contra 81% na pesquisa anterior. Outros 17% admitem trocar de candidato.

Lula tem o eleitorado mais consolidado entre os dois líderes: 89% de seus apoiadores afirmam que a escolha é definitiva. Entre os eleitores de Flávio, o percentual é de 86%.

No voto espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula registra 40%, ante 34% de Flávio. Na semana passada, eram 39% e 31%, respectivamente.

Lula lidera demais confrontos - O presidente também fica à frente dos outros candidatos nas simulações de segundo turno. Tem 47% a 41% contra Caiado, 49% a 38% contra Zema, 48% a 37% contra Renan Santos e 45% a 42% contra Augusto Cury.

Os indicadores do governo também melhoraram. A aprovação de Lula passou de 45% para 47%, enquanto a desaprovação caiu de 50% para 49%. A diferença entre os dois índices diminuiu de cinco para dois pontos.

Na avaliação do governo, 37% o consideram ótimo ou bom, 18%, regular, e 44%, ruim ou péssimo. Na rodada anterior, eram 36%, 18% e 46%, respectivamente.

A BTG/Nexus ouviu 2.003 eleitores em todo o país entre 11 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04076/2026.

Fonte: Congresso em Foco

BTG/Nexus: Lula tem 47% e Flávio, 46%, em empate técnico no 2º turno; pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (14) BTG/Nexus: Lula tem 47% e Flávio, 46%, em empate técnico no 2º turno; pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (14) Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 14, 2026 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.