CNN: Especialista explica possíveis cenários na Venezuela após captura de Maduro

A Venezuela enfrenta um cenário de profunda incerteza política após o ataque dos Estados Unidos e captura do ditador Nicolás Maduro, ocorrido na madrugada deste sábado (3). A situação levanta questões sobre a linha sucessória e o futuro político do país, conforme analisou o professor e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin em entrevista à CNN.

De acordo com a Constituição venezuelana, em situações normais, a vice-presidente Delcy Rodriguez seria a próxima na linha sucessória caso Nicolás Maduro esteja ausente do poder. No entanto, como explica Brustolin, essa regra pode não se aplicar em um contexto de intervenção estrangeira: "Pela Constituição da Venezuela, a vice-presidente seria próxima na linha sucessória, mas isso em situações normais, não na deposição por uma força estrangeira".

O pesquisador ressalta que, tecnicamente, Rodriguez já assumiu o poder e inclusive solicitou provas de vida de Maduro. Na sequência constitucional, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodriguez, seria o próximo na linha. Contudo, Brustolin questiona a lógica de uma intervenção americana que apenas substituiria Maduro por outro representante do mesmo regime.

O papel das Forças Armadas na transição - Um fator crucial para qualquer transição política na Venezuela é o posicionamento das Forças Armadas, que contam com um número desproporcional de generais. "O regime é apoiado pelas Forças Armadas, que tem mais de 2 mil generais para uma Força Armada de 340 mil, aqui contando os paramilitares. É um número extraordinariamente elevado", explicou Brustolin, comparando com o Brasil, que possui cerca de 300 generais para um contingente de 360 mil militares.

Segundo o pesquisador, Maduro promoveu generais para diversas funções estratégicas, incluindo direção de emissoras estatais de TV e controle de mineração. Existem relatórios que apontam o envolvimento de alguns desses militares em atividades ilícitas, como tráfico de drogas e operações de câmbio paralelo.

Uma possível solução para evitar uma guerra civil seria a proposta de anistia feita pelo candidato nas eleições de 2024 na Venezuela, Edmundo Gonzalez aos militares. "Gonzalez acredita que a anistia possa resolver essa transição de poder sem a guerra civil", explicou Brustolin.

O especialista concluiu que não seria do interesse de ninguém, especialmente da população que "sofre há mais de 25 anos por esse regime ditatorial", que ocorra uma guerra civil. Ele mencionou a existência de relatórios da ONU que documentam perseguições a opositores, torturas e assassinatos pelo regime atual, ressaltando que a população civil não possui armas para enfrentar as forças militares em um eventual conflito.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA
CNN: Especialista explica possíveis cenários na Venezuela após captura de Maduro CNN: Especialista explica possíveis cenários na Venezuela após captura de Maduro Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 04, 2026 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.