Damares quer convocação de dirigentes do Master na CPMI do INSS; Objetivo é apurar suspeitas de fraudes nos consignados de segurados; senadora quer também quebra de sigilo de Vorcaro
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta segunda-feira (1º) seis requerimentos que pedem convocação de dirigentes do Banco Master para prestarem esclarecimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes dos benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A ideia é apurar o envolvimento dos dirigentes da instituição financeira em contratos suspeitos de consignação nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS, em operações de crédito que podem ter sido realizadas sem a autorização dos beneficiários.
Entre os alvos de convocação estão o CEO Daniel Vorcaro - de quem a senadora pede também quebra de sigilos; o diretor Ângelo Antônio Ribeiro da Silva; Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Banco Master S.A. e atual controlador do Banco Pleno; e Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, Recursos Humanos, Operações e Tecnologia.
A senadora justifica que o Master que mantém Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para a oferta de crédito consignado, e figura de maneira reiterada entre as entidades com maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br.
“As queixas concentram-se especialmente em crédito consignado, cartão de crédito consignado e Reserva de Margem Consignável (RMC), revelando um padrão de problemas que afeta diretamente consumidores e beneficiários do INSS”, aponta.
Além dos pedidos de convocação, a parlamentar pede, também, a quebra dos sigilos bancários e telemáticos de Vorcaro como forma de investigar “potenciais práticas de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa ou passiva, entre outros ilícitos”.
*Assessoria de Comunicação
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
dezembro 02, 2025
Rating: