PROSA DE MESTRE: Programa da Universidade dos Cordelistas e Repentistas do Brasil, com os convidados Dr. Francisco de Almeida, (Procurador da República) e o cordelista Hosmá Passos; assista vídeo

O prefeito Dr. Azif Lemos sancionou, no dia 16 de setembro de 2025, a Lei nº 1.165/2025, que declara a Literatura de Cordel Brasileiro como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Itaporanga.

"Prosa de Mestre" é um programa online apresentado pelo mestre do repente Edmilson Ferreira no canal do YouTube Mestre do Repente e no site prosademestre.com.br. O programa tem como objetivo promover o diálogo entre artistas de manifestações orais como o cordel e o repente, valorizando a cultura popular brasileira e conectando a oralidade com outras expressões culturais. A cada edição, Edmilson Ferreira recebe um convidado especial para um bate-papo descontraído, onde compartilham suas histórias e experiências, com transmissões ao vivo e interatividade com o público.

O Programa Prosa de Mestre é apresentado por Edmilson Ferreira, conhecido mestre do repente. Um programa de bate-papo, transmitido ao vivo e tem como temática o debate sobre a oralidade, a poesia, o cordel, o repente e suas conexões com outras formas de expressão artística.

Edmilson Ferreira é natural de Várzea Grande, no Piauí, mas atualmente reside em Recife (PE). Já participou de centenas de festivais de poetas repentistas, dos quais levou inúmeras premiações. Seu interesse pelo improviso cantado começou quando ainda criança, na zona rural do Piauí.

A cada edição, um novo convidado participa para compartilhar suas histórias e experiências. Com os convidados Dr. Francisco de Almeida, (Procurador da República), e o cordelista Hosmá Passos, o vídeo a seguir, que você pode assistir e interagir, está no Canal do YouTube: Mestre do Repente, no Site oficial: prosademestre.com.br. O objetivo é valorizar a cultura popular brasileira, especialmente as manifestações orais, promover o diálogo e a troca de saberes entre artistas, além de divulgar e incentivar a poesia e a cantoria de repente e cordel em todo o Nordeste, tornando a poesia acessível ao público.

_ Esse programa é a Universidade dos Cordelistas e Repentistas do Brasil. Os critérios de participação são muito rígidos e só participam os melhores do Brasil. Há uma comissão que seleciona e coloca em votação quem pode participar e quem não pode. Eu tive a felicidade de ser escolhido e aprovado pelos melhores que fazem parte dessa comissão. É uma alegria e uma honra muito grande!._ disse Hosmá.

_ Há casos em que as Câmaras de Vereadores dão moção de aplausos a quem participa do programa. Eu sou o primeiro do Vale do Piancó e um dos poucos do Sertão Paraibano. _ observou o poeta piancoense Hosmá Passos.

O prefeito Dr. Azif Lemos sancionou, no dia 16 de setembro de 2025, a Lei nº 1.165/2025, que declara a Literatura de Cordel Brasileiro como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Itaporanga.

A iniciativa partiu do poeta cordelista e militante cultural Hosmá Passos, idealizador da ideia, e foi apresentada ao Legislativo pelo vereador João Pereira de Sousa (Duvan Pereira/PSB).

Após aprovação da Câmara Municipal, a lei foi sancionada pelo Executivo, consolidando Itaporanga no mapa de cidades do Sertão paraibano que reconhecem oficialmente o cordel como patrimônio cultural, a exemplo de Patos, Piancó e Santana dos Garrotes.

Além dessa conquista, a Câmara e a Prefeitura já aprovaram outros dois projetos de autoria cultural de Hosmá Passos: A criação do Dia Municipal da Poesia de Itaporanga, em homenagem ao poeta, escritor e advogado Vicente Cassimiro; e a instituição da Cordaoteca “Poeta Erivar Moisés”, instalada na Biblioteca Municipal Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.

Em tom de gratidão, Hosmá Passos celebrou a conquista: “É uma vitória não apenas minha, mas de todos que amam e preservam a nossa cultura popular. Agradeço ao prefeito Dr. Azif Lemos, ao vereador Duvan Pereira e à Câmara Municipal pela sensibilidade e pelo compromisso em valorizar o cordel, que foi o primeiro jornal do nosso povo sertanejo e é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2018 e da Paraíba desde 2025″.

oblogdepianco com colaboração do poeta e cordelista Hosmá Passos Filho
PROSA DE MESTRE: Programa da Universidade dos Cordelistas e Repentistas do Brasil, com os convidados Dr. Francisco de Almeida, (Procurador da República) e o cordelista Hosmá Passos; assista vídeo PROSA DE MESTRE: Programa da Universidade dos Cordelistas e Repentistas do Brasil, com os convidados Dr. Francisco de Almeida, (Procurador da República) e o cordelista Hosmá Passos; assista vídeo Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 01, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.