
Poeta Hosmá Passos não participará da Feira Paraibana do Cordel em Pombal, e diz que sua ausência se deve ao cumprimento de outros compromissos culturais no Vale do Piancó, marcados para os mesmos dias
O poeta Hosmá Passos comunicou o cancelamento de sua participação na 4ª Feira de Cordel Integrada Leandro Gomes de Barros, que acontece de 8 a 11 de outubro de 2025, na cidade de Pombal (PB), a Terra do pai do Cordel, Leandro Gomes de Barros.
O evento, organizado pela professora Ione Severo, é considerado A MAIOR FEIRA PARAIBANA dedicada à valorização do cordel e da poesia popular.
Hosmá havia sido convidado pela professora Ione Severo e pelo poeta Neto Ferreira para integrar a programação da quinta-feira (9), no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arruda Câmara.
Agradecido pelo convite, o poeta ressaltou a importância da iniciativa: “Eventos como a Feira Integrada fortalecem nossa cultura e valorizam a Literatura de Cordel como expressão da identidade nordestina. Fico honrado com o convite e desejo pleno sucesso aos organizadores e participantes.”
O motivo da ausência, se deve ao cumprimento de outros compromissos culturais no Vale do Piancó, marcados para os mesmos dias.
Mesmo não participando desta edição, Hosmá Passos reafirmou seu apoio à promoção da literatura de cordel e ao incentivo às novas gerações de poetas e leitores.
O poeta paraibano Hosmá Passos é o idealizador do projeto de lei de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT) que reconhece a Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, projeto que foi elaborado pela Academia de Literatura de Cordel da Paraíba e Cida Ramos. Também é o idealizador do Projeto de Lei nº 047/2025, que reconhece a Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Itaporanga, de autoria do vereador João Pereira de Sousa (Duvan Pereira/PSB). O projeto foi sancionado pelo prefeito constitucional de Itaporanga, Dr. Azif Davi Lemos.
Além dessa conquista, a Câmara e a Prefeitura já aprovaram outros dois projetos de autoria cultural de Hosmá Passos: a criação do Dia Municipal da Poesia de Itaporanga, em homenagem ao poeta, escritor e advogado Vicente Cassimiro; e a instituição da Cordaoteca “Poeta Erivar Moisés”, instalada na Biblioteca Municipal Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
*Com fonte do poeta Hosmá Passos Filho