João Azevêdo recebe prêmio do Tesouro Nacional pela gestão fiscal da Paraíba

A Paraíba foi premiada, nesta segunda-feira (15), em Brasília, com a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O reconhecimento ocorreu durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e contou com a presença do governador João Azevêdo, que celebrou mais um importante resultado na gestão fiscal do Estado.

“Nós recebemos, mais uma vez, a maior nota na avaliação da gestão fiscal, atestando a responsabilidade da nossa gestão com o equilíbrio financeiro, o que tem nos permitido fazer um grande volume de investimentos com recursos próprios em obras e políticas públicas. Além disso, essa avaliação fortalece a atração de novos investimentos para o Estado porque o investidor sabe que a Paraíba oferece um ambiente seguro de negócios e isso gera emprego e renda, movimentação da economia e melhores oportunidades de vida para as pessoas”, frisou o chefe do Executivo estadual.

A nota corrobora a avaliação da Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings), uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, que elevou o rating da Paraíba para brAAA, avaliação mais alta que a agência atribui a um estado, o que reflete a capacidade da gestão de honrar suas obrigações financeiras e atrair novos investimentos.

O secretário do Orçamento, Planejamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou que a Paraíba é reconhecida, mais uma vez, pelo equilíbrio da gestão fiscal. “Nos quatro anos anteriores, o Estado era Capag A na gestão fiscal e este ano, nós somos Capag A+ porque também temos a maior nota na qualidade da informação contábil, ou seja, isso passa mais credibilidade para os credores”, explicou.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, evidenciou a importância da avaliação para o fortalecimento das políticas públicas no Estado. “Esse é o quinto ano consecutivo que o Estado recebe Capag A, nós sabemos que é difícil um Estado manter essa nota e agora nós conquistamos o A+, o que demonstra transparência na contabilidade e todo esse equilíbrio é transformado em investimentos e obras para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos”, observou.

O III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa criada pela STN para reconhecer os Estados e municípios que se destacarem pelo envio de informações contábeis consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou que a premiação é momento de celebração dos resultados financeiros da administração pública. “Nós estamos reconhecendo os entes que fizeram por merecer. Hoje é um dia de comemoração e de incentivar o bom desempenho fiscal e a boa prática contábil que fortalece o cuidado dos gestores na contabilidade pública”, disse.

Os auxiliares da gestão estadual Letácio Guedes (controlador-geral do Estado) e Rômulo Polari Filho (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba) também estiveram presentes.

RATING DA STN - A STN apresenta uma forma de verificar a capacidade de pagamento de um Estado, aferindo a possibilidade de estes captarem operação externa de crédito, associando ao respectivo ente federativo uma classificação de sua situação fiscal, ou seja, associando um rating ao governo estadual em análise. A partir daí, pode-se aferir oficialmente – do ponto de vista do governo federal – a situação fiscal de um determinado Estado. A avaliação da STN vai de “A” - nota mais alta - a “D”. Apenas os estados com notas “A” e “B” podem obter aval da União para operações de crédito.

oblogdepianco com SECOM - Fotos: Francisco França
João Azevêdo recebe prêmio do Tesouro Nacional pela gestão fiscal da Paraíba João Azevêdo recebe prêmio do Tesouro Nacional pela gestão fiscal da Paraíba Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 16, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.