Dia Municipal da Poesia em homenagem ao poeta e jurista Vicente Cassimiro, será comemorado pelo segundo ano consecutivo em Itaporanga (PB)
A cidade de Itaporanga, localizada no Vale do Piancó, no Sertão paraibano, celebrará pela segunda vez o Dia Municipal da Poesia de Itaporanga, no próximo dia 16 de setembro. A data foi instituída em 20 de novembro de 2023, após iniciativa do poeta Hosmá Passos, proposta pelo vereador João Pereira (Duvan Pereira) e sancionada pelo então prefeito Divaldo Dantas.
O evento homenageia o poeta e jurista Vicente Casimiro, autor do hino de Itaporanga, hino do Cristo Rei, e de outras obras literárias e musicais dedicadas à cidade. Reconhecido nacionalmente como intelectual, poeta e um dos maiores juristas do Brasil — título conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) —, Casimiro deixou um legado cultural e histórico que marcou a identidade itaporanguense e sertaneja, quiçá nordestina.
De acordo com a Lei Municipal, a celebração passa a integrar o Calendário Oficial de Festividades e Eventos de Itaporanga-PB, com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita, a valorização da poesia e o estudo da obra de poetas locais, especialmente a de Vicente Casimiro.
O poeta Hosmá Passos, idealizador da proposta, destacou a relevância da data: “O Dia Municipal da Poesia de Itaporanga é um marco histórico para a nossa cultura, pois valoriza não apenas a literatura, mas também a memória de homens como Vicente Casimiro, que tanto engrandeceu nossa terra! É um reconhecimento àqueles que transformaram sentimentos em versos e identidade em história. Essa homenagem é, ao mesmo tempo, um tributo e um estímulo para que novas gerações descubram a força da palavra poética.”
A celebração conta com o apoio de familiares, amigos, do poder público e da sociedade itaporanguense, que se mobilizam para manter viva a memória e a obra de Vicente Casimiro.
Além dessa conquista, Hosmá Passos também é autor de outras importantes iniciativas culturais:
1. A criação da Cordelteca Poeta-Sargento Erivar Moisés de Lima, instalada na Biblioteca Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, em Itaporanga, atualmente no polo da UFPB Virtual de Itaporanga, sob a coordenação de Dona Lourdinha Pereira.
2. O projeto de lei que torna o Cordel Patrimônio Cultural e Imaterial, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e que aguarda sanção do atual prefeito, Dr. Azif Lemos.
Com ações como essas, Itaporanga reforça sua identidade como um polo cultural do Sertão paraibano, preservando a memória de seus grandes vultos e incentivando o florescimento de novos talentos literários.
oblogdepianco com informações do poeta Hosmá Passos
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
setembro 13, 2025
Rating: