
Câmara de Vereadores aprova projeto de Lei que institui Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial de Itaporanga, no Vale do Piancó
O Projeto de Lei número 047/2025, idealizado pelo poeta cordelista e militante cultural Hosmá Passos e proposto à Câmara de Vereadores de Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, pelo vereador João Pereira de Sousa, (Duvan Pereira/PSB), foi aprovado por unanimidade, na sessão da Câmara de Itaporanga, realizada na noite do dia 4 de setembro de 2025.
O projeto de lei número 047/2025, torna a Literatura de Cordel Patrimônio Cultura e Imaterial da cidade. O projeto a agora segue para a sanção do prefeito constitucional de Itaporanga, Dr. Azif Davi Lemos.
Outras cidades já instituíram lei semelhante a essa, a exemplo de Patos, Piancó, Santana dos Garrotes, dentre outras no Sertão paraibano.
Além desse projeto, há outros dois projetos já aprovados pela Câmara e sancionados: o Dia Municipal da Poesia de Itaporanga, em homenagem ao poeta, escritor e advogado Vicente Cassimiro; e outro que institui a Cordelteca "Poeta Erivar Moisés" no âmbito da Biblioteca Municipal Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, em Itaporanga, Paraíba, ambos idealizados pelo poeta Hosmá Passos
