
Governo realiza censo municipal sobre ações de proteção e bem-estar animal cujo formulário deve ser preenchido pelos gestores dos 223 municípios paraibanos
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, realiza, até sexta-feira (15), o censo municipal sobre ações de proteção e bem-estar animal, cujo formulário deve ser preenchido pelos gestores dos 223 municípios paraibanos. A iniciativa ocorre diante do aumento de denúncias de maus-tratos contra animais no estado e busca aprimorar a resposta institucional a essas ocorrências.
De acordo com a gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, Fabíola Rezende, o levantamento pretende mapear a estrutura existente nos municípios para acolhimento, castração, reabilitação e resgate de animais, além de identificar os órgãos responsáveis pela condução das políticas públicas na área. “Esse diagnóstico servirá de base para a formulação de políticas intersetoriais e campanhas de conscientização”, destacou.
O formulário está sendo enviado aos municípios pela Gerência Operacional da Causa Animal, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). O preenchimento no prazo estabelecido é fundamental para dar celeridade à implementação de medidas que assegurem o direito e o bem-estar animal em todo o território paraibano, além de contribuir para o levantamento das ações municipais voltadas ao planejamento adequado e oportuno de medidas de proteção, canais de denúncia e campanhas de combate a maus-tratos contra animais.
O censo municipal sobre ações de proteção e bem-estar animal integra uma articulação conjunta entre as Secretarias de Estado da Saúde, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Comunicação, e da Segurança Pública, que compartilham responsabilidades voltadas à garantia do direito e do bem-estar animal no âmbito do Governo da Paraíba.
oblogdepianco.com.br com SECOM