Governo da PB inicia projeto ambiental que vai regularizar 17 mil propriedades rurais até 2027

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), iniciou a implementação do Regulariza-PB, projeto que visa acelerar a regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A iniciativa, que tem como meta regularizar 17 mil propriedades até 2027, integra o Programa Paraíba Mais Verde.

Com investimento total de R$ 1,3 milhão, o projeto terá abrangência estadual, atendendo aos 223 municípios paraibanos por meio de ações itinerantes e atendimento regionalizado.

Nesta primeira etapa, está sendo realizada a capacitação de 12 técnicos aprovados em edital de chamamento público da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB). Especializados em meio ambiente, eles realizarão mutirões de cadastramento e retificação (cadastral e geométrica) de cadastros ambientais rurais em diversas comunidades do interior paraibano.

O projeto visa acelerar a regularização ambiental de propriedades e posses rurais, proporcionando à gestão governamental ambiental mais eficiência e efetividade nas ações de implementação das Políticas Públicas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), por meio de parcerias com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e prefeituras municipais.

O Regulariza-PB atenderá agricultores familiares (até quatro módulos fiscais), empreendedores familiares rurais, povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores artesanais e pequenos, médios e grandes proprietários rurais que estejam inseridos em sistemas de produção de cana-de-açúcar e que possuam suas áreas georreferenciadas e certificadas junto ao Incra.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destaca que o Regulariza-PB será um marco na gestão ambiental do Estado: “O Projeto Regulariza-PB representa uma mudança de paradigma na gestão ambiental paraibana. Nossa meta é regularizar mais de 17 mil propriedades até 2027, garantindo que os produtores rurais paraibanos tenham acesso aos seus direitos fundamentais — descontos no ITR, financiamentos com juros reduzidos e participação no mercado de créditos de carbono. Levaremos o atendimento aos 223 municípios paraibanos, com equipe especializada, tecnologia de ponta e parcerias com prefeituras, sindicatos e associações”, afirmou a gestora.

A previsão é que os técnicos iniciem os atendimentos em setembro. O projeto está alinhado às metas do Plano Plurianual 2024-2027 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 7, 12 e 13), além de atender integralmente à legislação federal sobre regularização ambiental rural, consolidando a Paraíba como referência em sustentabilidade e desenvolvimento rural no Nordeste.

Paraíba Mais Verde - O Programa Paraíba Mais Verde está estruturado em cinco grandes frentes: arborização urbana, recuperação de áreas degradadas, restauração de ecossistemas e regularização ambiental de áreas rurais. Todas essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integram o Planejamento Plurianual 2024–2027, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com um futuro ambientalmente equilibrado.

oblogdepianco com SECOM
Governo da PB inicia projeto ambiental que vai regularizar 17 mil propriedades rurais até 2027 Governo da PB inicia projeto ambiental que vai regularizar 17 mil propriedades rurais até 2027 Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 09, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.