A população piancoense tem demostrado sua preocupação com o aumento de cães de rua, e pede aos órgãos da prefeitura para recolherem estes animais, que representam um problema de saúde pública e segurança. Os cidadãos solicitam ações por parte do poder executivo, como recolhimento e encaminhamento para centros de controle de zoonoses (CCZ), além de campanhas de conscientização e apoio a abrigos de animais. Os animais ficam em matilhas pelas ruas e atacam os pedestres, além de ciclistas, motociclistas e veículos.
Responsabilidade da Prefeitura
Dever legal: A responsabilidade pelo cuidado com os animais de rua é do poder executivo municipal, sendo uma questão de saúde pública, conforme a legislação municipal.
Legislação: A lei federal 13.131/2001, por exemplo, determina o recolhimento de cães e gatos soltos nas ruas.
Problemas com animais de rua
Ataques a pedestres: O aumento no número de cães soltos nas ruas tem gerado um aumento nos casos de ataques a pessoas, especialmente em locais como praças e centros urbanos. O ataque não chega a se concretizar porque as pessoas tentam sempre afastar os animais, com palavras que, em muitos casos, surtem efeito.
Risco à saúde pública: A presença de animais nas ruas representa um risco à saúde pública, pois podem transmitir doenças.
O que a população pode fazer
Pressionar a prefeitura: Os moradores podem criar abaixo-assinados e manifestar-se para exigir providências do executivo municipal.
Denunciar o abandono: O abandono de animais é crime ambiental, e qualquer cidadão pode denunciar o caso às autoridades.
Apoiar iniciativas: Conscientizar e apoiar ONGs e instituições que cuidam de animais abandonados é outra forma de ajudar a diminuir o problema.
oblogdepianco
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
agosto 27, 2025
Rating: