
Poeta Hosmá Passos e o pintor letrista Flávio Artes homenageiam o poeta Inácio da Catingueira em um mural cultural em Piancó, em alusão aos seus 180 anos de nascimento
O poeta Hosmá Passos e o pintor letrista Flávio Artes homenagearam o poeta Inácio da Catingueira pelos seus 180 anos de nascimento, em Piancó, no dia 25 de julho, avivando um mural poético na parede do muro localizado à Rua Ernani Sátiro, ao lado da BR-361, que passa pelo centro da cidade.
O Poeta, cantador e repentista, Inácio da Catingueira é natural de Catingueira- PB. Nasceu no dia 31 de julho de 1845.
Inácio da Catingueira, foi um escravo, poeta, cantador e repentista brasileiro, considerado pela França e pelo Brasil "O Rei dos Cantadores do Nordeste Brasileiro". Analfabeto e de pai desconhecido, sequer tinha sobrenome e, por isso, ficou conhecido como Inácio da Catingueira por ter nascido e crescido, escravizado, em Catingueira, Paraíba.
O mural idealizado pelo poeta Hosmá Passos visa perpetuar o reinado de Inácio da Catingueira como Poeta Rei dos Cantadores do Nordeste Brasileiro, reconhecido pelo Brasil, pela França e pelo mundo todo, contando a história do seu legado para as gerações atuais.
As raízes culturais de um povo são primordiais para preservar suas origens, para afirmar sua identidade e seu pertencimento à sua região. Essas raízes culturais, sociais e familiares são elemento de importância na formação da identidade e da personalidade do indivíduo.
oblogdepianco.com.br com informações e texto do poeta Hosmá Passos