Na perspectiva de oferecer alimentação saudável às famílias, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, estimula a implantação de quintais produtivos.
O quintal produtivo é um espaço próximo ou ao redor da casa, utilizado para o cultivo de alimentos, plantas medicinais e ornamentais, além da criação de pequenos animais, visando a produção diversificada e sustentável para o consumo familiar e geração de renda.
Com essa prática, é promovida a segurança alimentar, o contato com a natureza e a melhoria da qualidade de vida, se constituindo em um espaço de experimentação agroecológica. Os quintais produtivos ou caseiros são sistemas que integram vários subsistemas, como jardim, hortas, fruteiras, plantas medicinais e a criação de pequenos animais complementados com a compostagem e adubação orgânica.
O sistema que permite também conciliar a produção agrícola com a criação de pequenos animais (galinha, porco, cabra, pato, guiné), permitindo a melhoria da qualidade de vida e de renda para dezenas de famílias agricultoras trabalhadas pela Empaer.
A exemplo de outros municípios paraibanos, em Piancó, a gerência operativa da Empaer orienta famílias agricultoras a trabalhar no cultivo de pequenas hortas, mesmo sendo apenas para o consumo da família.
A extenionista rural Fátima Araújo esteve na comunidade Murici, orientado Antônia Josefa Pereira, além de hortaliças, também cultiva banana, goiaba, manga, pimenta e limão.
O produtor rural da Comunidade Gravatá, Sebastião Barbosa, orientando sobre o uso da cisterna construída pelo Programa PB Paraíba Sustentável, também trabalha cultivando hortaliças.
A produtora Loureana Caldas, da comunidade Tanque Seco, cultiva coentro em horta suspensa, além de várias fruteiras como mamão, manga, limão, banana, tangerina, além de algumas plantas medicinais. Fez o plantio de um pé de jaca e começa o experimento de cultivo de maça.
Fonte: EMPAER-PB/SECOM