
Em Itaporanga, poeta Hosmá Passos entrega a Cordelteca "Poeta Erivá Moisés" à Biblioteca Municipal Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho
A Cordelteca foi criada pela Lei nº 1141/2025, idealizada pelo poeta Hosmá Passos e de autoria do vereador João Pereira (Duvan Pereira) e sancionada pelo prefeito Azif Lemos, no dia 24 de abril de 2025.
A Cordelteca foi instalada, neste dia 8 de julho de 2025, no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Monsenhor José Sinfronio de Assis Filho, em Itaporanga/PB, no prédio em que, atualmente funciona, o Polo da UFPB de Itaporanga. O espaço será destinado à disponibilização de acervo cultural da literatura de cordel brasileiro para alunos, professores, poetas, pesquisadores e população em geral.
A Cordelteca faz parte do mapa da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, a guardiã oficial dessa arte no Brasil, sendo a Cordelteca número 41. A estante foi desenhada pelo poeta Hosmá e doada pela família do poeta homenageado; já os cordéis foram doados por poetas e academias de cordel oficiais.
Atualmente, a biblioteca é gerenciada pela senhora Maria de Lourdes Pereira, que também é a coordenadora do Polo UAB da UFPB em Itaporanga, Paraíba.
oblogdepianco.com.br com informações do poeta Hosmá Passos