
Advogado piancoense Ygor Salviano tem nome usado por estelionatário/golpista em aplicativo móvel, crime de falsa identidade
O advogado piancoense, Ygor Salviano, foi supreendido após algumas pessoas interagirem com ele, para saber sobre contatos via outro número de celular, que não era o usual dele, o que alertou o advogado sobre algum estelionatário que estava fazendo uso do seu nome para convencer clientes e subtrair dividendos financeiros. O adovado Ygor, de imediato, tomou todas as providências a fim de impedir o crime de falsa identidade e possível estelionato.
O uso da identidade alheia, com o objetivo de obter vantagem financeira ou econômica ilícita, pode configurar o crime de estelionato, que envolve o uso de artifício ou ardil para enganar a "vítima".
"Estão se passando por mim através desse número (83) 98787-6352 e buscando clientes com a informação que vencemos ações ou que existem valores a receber. Informo que esse número não é meu e não solicito pagamento a ninguém", disse Ygor Salviano.
É importante ressaltar que o uso não autorizado da identidade de outra pessoa, seja em ambientes virtuais ou físicos, é um crime grave e pode gerar consequências legais tanto para quem pratica quanto para quem facilita a ação.
OAB-PB lança campanha para alertar sobre golpes a clientes e escritórios de advocacia -
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, na semana passada, uma campanha para alertar a sociedade paraibana sobre uma tentativa de golpe que está sendo realizada por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia. De acordo com relatos recebidos pela Ordem, clientes estão sendo vítimas de mensagens e ligações telefônicas fraudulentas.
Os golpistas entram em contato por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário do escritório e solicitam que se faça depósitos de valores para pagamentos de custas ou despesas processuais. As mensagens falsas têm a finalidade de roubar valores das vítimas.
Recomendação - A OAB-PB orienta que clientes certifiquem-se cuidadosamente sobre pedidos de pagamento por telefone ou mensagens, mantendo contato com seu advogado pessoalmente ou por ligação telefônica no número fornecido pelo profissional contratado e agendado nos seus contatos.
Para evitar golpes no WhatsApp, desconfie de mensagens com pedidos urgentes ou inesperados, especialmente se solicitarem dinheiro ou informações pessoais. Ative a verificação em duas etapas e não compartilhe códigos de confirmação recebidos por SMS. Verifique sempre a identidade de quem está entrando em contato e não clique em links suspeitos.
oblogdepianco.com.br