
Câmara de Vereadores aprova projeto que institui a Literatura de Cordel Brasileira como Patrimônio Cultural e Imaterial de Santana dos Garrotes
A Câmara de Vereadores [Casa Coronel Francisco Teotônio dos Santos] do Municícípio de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, aprovou por unanimidade, na quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, o Projeto de Lei número 13/2025, que Institui a Literatura de Cordel Brasileira, como Patrimônio Cultural e Imaterial de Santana dos Garrotes. O projeto foi idealizado pelo poeta Hosmá Passos, com autoria/propositura do vereador José Lindomar Ferreira de Araújo (Bazão/Republicanos).
O poeta Hosmá Passos, assim se expressou: "Prezados, gostaria de expressar minha gratidão à Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes pela aprovação do Projeto de Lei número 13/2015, apresentado pelo vereador José Lindomar Ferreira de Araújo. Agradeço aos vereadores, funcionários e à comunidade de Santana dos Garrotes pelo apoio. É um grande passo para a valorização da Literatura de Cordel Brasileira em nosso município".
Santana dos Garrotes é quinta cidade a aprovar o projeto. Patos, Piancó, Olho d'Água e Emas já reconheceram a Literatura de Cordel Brasileira, como Patrimônio Cultural e Imaterial.
A Literatura de Cordel é um gênero literário que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2018. Originária das regiões Nordeste e Norte, a Literatura de Cordel é difundida em todo o território nacional e é relevante culturalmente para os brasileiros.
oblogdepianco.com.br com Fonte do poeta Hosmá Passos Filho