ALPB comemora 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (23), sessão especial em comemoração aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), assim como, da atuação da FEB na Campanha da Itália e do Dia da Vitória (8 de maio de 1945). A homenagem foi proposta pelos deputados João Gonçalves e Félix Araújo.

O ano de 2025 marca os 80 anos da participação do Brasil na 2º Guerra Mundial, e a Paraíba, por sua localização geográfica, tornou-se território determinante para que fosse incluída na Zona de Guerra brasileira e no Teatro de Operações Nordeste. O deputado estadual João Gonçalves lembrou que diversos paraibanos deixaram as suas marcas na História do Brasil e da Paraíba, a exemplo do 2° Sargento Félix de Sousa Araújo, pai do deputado estadual Félix Araújo; do doutor Ruy Carneiro; do Marechal Henrique Batista Duftles Teixeira Lott; do Marechal Aurélio de Lyra Tavares; do General Reynaldo Mello de Almeida; do General Roberto de Pessoa; do General Floriano de Lima Brayner; General Delmiro Pereira de Andrade; General Edson Amâncio Ramalho; dentre outros.

O parlamentar afirmou sentir-se honrado por apresentar uma homenagem justa e necessária à Força Expedicionária Brasileira. “Hoje é um dia de memória, de reverência e, sobretudo, de gratidão. Memória pelos feitos heróicos de brasileiros que cruzaram o oceano para lutar em terras estrangeiras contra as forças da tirania e em defesa da liberdade. Gratidão eterna àqueles que não hesitaram em dar a própria vida por um mundo livre. A participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial é um capítulo de glória da nossa história militar. Eles partiram como soldados e voltaram como heróis. Muitos, no entanto, jamais voltaram. A memória dos que tombaram permanece viva e é dever do nosso tempo honrar os nomes, preservar seus feitos e transmitir seu legado às futuras gerações.

Filho do 2º Sargento Félix de Sousa Araújo, ex-combatente integrante da FEB, o deputado Félix Araújo argumentou que o dia 8 de maio jamais deverá ser esquecido por se tratar de uma data na qual é preciso manter viva a memória dos pracinhas brasileiros que integraram, segundo ele, a “gloriosa e invencível” Força Expedicionária Brasileira e desembarcaram em território estrangeiro para defender valores como a liberdade e a democracia, lutando contra o nazifascismo.

“Em face desse ato, ganharam a admiração do povo italiano, onde as tropas desembarcaram. É impressionante o sentimento a dizer sobre o carinho e o amor que tinha e que tem o povo italiano pelo pracinha brasileiro. Amor que vai de pai para filho, se multiplica por gerações, porque sabia que a Força Expedicionária Brasileira incorporou-se ao 5º Exército Americano para cumprir missões das mais difíceis e muitas vezes silenciadas na história”, explicou o parlamentar.

O General Alessandro da Silva, comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército na Paraíba, avaliou a solenidade como um momento especial para que o Exército Brasileiro possa cumprir seu dever de cultuar seus heróis, e ressaltou que, através da homenagem prestada pela ALPB, é possível acreditar que aqueles homens que partiram para lutar na Europa jamais serão esquecidos.

“Os valores preservados pelos nossos ex-combatentes na década de 1940 ainda hoje são pauta do exército do século XXI. Renovo aqui o nosso compromisso de defender a democracia e a liberdade em todas as suas expressões. O Exército de hoje, cultuando o legado histórico daqueles bravos, trabalha continuamente no preparo e no adestramento da sua tropa, para que possamos estar sempre em condições e, no momento que for, para atuar em defesa da pátria, em defesa da nossa soberania, e para a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem, porque essa é a nossa missão constitucional”, afirmou o General Alessandro.

DIA DA VITÓRIA - Oficializado no Brasil pelo Decreto-Lei n° 7.532, o Dia da Vitória, mais que tudo, simboliza o início da paz mundial e o início de uma nova Era, encerrando-se um período no qual nações inteiras se digladiaram matando milhões de pessoas.

A Segunda Grande Guerra vitimou fatalmente os paraibanos Sargento Edésio Afonso de Carvalho; Cabo João Monteiro da Rocha; e os soldados Adalberto Cândido de Melo, Antônio Farias, Soldado Luiz Tenório Leão e Waldemar Rosendo de Medeiros.

oblogdepianco.com.br com AsCom-ALPB
ALPB comemora 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial ALPB comemora 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 23, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.