
Caravana da Inclusão: ALPB leva conscientização e informação sobre neurodiversidade ao Sertão paraibano
A Caravana da Inclusão da Assembleia Legislativa da Paraíba visitou, nesta sexta-feira (11), o município de Juru, no Sertão da Paraíba, levando informação, conscientização e ações de enfrentamento ao preconceito contra pessoas neurodivergentes. O evento proposto pelo deputado Michel Henrique aconteceu na Quadra Poliesportiva Felipe Matos e contou com a participação de profissionais da saúde, da educação, de pessoas neurodigerventes e de famílias neuroatípicas
A Caravana da Inclusão, através da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente, tem percorrido várias regiões do estado com o objetivo de oferecer atividades de capacitação para cuidadores de pessoas atípicas e profissionais das áreas de educação e saúde, além de debater o tema com especialistas, acolher e ouvir as demandas de famílias de pessoas neuroatípicas do estado para, desta forma, elaborar leis e políticas públicas que possam garantir direitos a essas famílias.
Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Michel Henrique afirmou que que a Caravana tem como principal objetivo levar informação, mas também de ouvir a população, aproximando os representantes do poder público da população. “É motivo de muita alegria estarmos com a Caravana do Cuidar aqui na Serra de Teixeira. Nosso objetivo é trazer a Assembleia para perto das pessoas. Essa pauta alusiva ao Transtorno do Espectro Autista é muito importante. Viemos aqui para mostrar que esses pais, essas mães não estão sós, que eles têm a Assembleia como parceira para apresentar soluções”, explicou o deputado.
O deputado acrescentou que durante todo o evento, com o apoio dos profissionais envolvidos, são realizadas palestras que buscam orientar amílias atípicas a como diagnosticar o autismo, como lidar e como ter acesso ao tratamento. “Tudo para que nesse ambiente a pessoa com autismo possa desenvolver a questão neural e levar uma vida normal, pois, o que precisam, na verdade, é do tratamento correto, o acolhimento, a inclusão e o preconceito. Onde há informação, o preconceito cai por terra”, concluiu Michel Henrique.
A prefeita do município de Juru, Solange Felix, parabenizou a Assembleia Legislativa pela proposta de levar, através da Caravana da Inclusão, capacitação, informação e conscientização sobre o autismo. Para a gestora, são ações e parcerias como esta que farão com que as famílias atípicas possam se sentir acolhidas pelo poder público e tendo acesso a cuidados que, no futuro, poderão fazer com que as crianças com autismo possam ter uma vida normal.
“Agradeço ao deputado Michel Henrique pelo belo projeto, agradeço a todos os parceiros. A Caravana da Inclusão é de suma importância para estas pessoas neuroatípicas. Hoje foi um dia muito proveitoso e de muito aprendizado para mães, professores e e profissionais da saúde. Sempre estarei trabalhando para, através de ações como esta promovida pela ALPB, contribuir com a melhoria da qualidade de vida de pessoas neurodivergentes e no enfrentamento a discriminação”, comemorou. Na ocasião, a prefeita Solange Félix foi agraciada com o diploma de ‘Colaborador Emérito da Causa Autista’
A psicóloga Shâmara Rached destacou que uma equipe multidisciplinar com mais de 40 profissionais, a exemplo de psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e ecoterapeutas, acompanham a Caravana da Inclusão. Para a profissional da saúde mental, o apoio e a forma como as prefeituras têm recebido o projeto liderado pela ALPB tem sido fundamental para a realização da capacitação de profissionais que trabalham diretamente com pessoas TEA. “Aqui em Juru, recebendo representantes de cidades vizinhas, conseguimos perceber que os profissionais estão extremamente preparados e disponibilizando recursos que tem feito a diferença no interior do estado. Queremos trazer ainda mais capacitação, esse é o nosso maior objetivo, unir a todos, liderados pelo deputado Michel Henrique e pela Assembleia Legislativa para mergulharmos nessa inclusão”, afirmou a psicóloga
Inclusão e respeito aos direitos das pessoas neurodivergentes foi o que cobrou o jovem autista Mateus Ramos. Para ele, o Brasil ainda precisa evoluir em ações de enfrentamento ao preconceito contra pessoas com TEA. “Vejo que as pessoas têm preconceito com aqueles que possuem o espectro autista. Tá na hora de rompermos esse preconceito e que o Brasil acolha a todos os autistas. A mensagem que deixo é que nós, autistas, sejamos valorizados e respeitados”, protestou Matheus.
Nos dias 11 e 12, a Caravana atendeu mais de 600 inscritos de municípios da Serra do Teixeira, a exemplo de Tavares, Manaíra, Teixeira, Princesa Isabel e Juru, entre outros da região. Essa é a segunda etapa da Caravana da Inclusão. A primeira aconteceu em Itabaiana e, até o fim do ano, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente pretende percorrer todas as regiões da Paraíba. A próxima etapa acontecerá nos dias 17 e 18 de maio em Jacaraú.
Temas abordados durante a programação da Caravana da Inclusão:1. Aprendizagem, cérebro e neuroplasticidade
2. O que é neurodiversidade
3. O que é ABA e como funciona
4. Como prevenir comportamentos interferentes
5. Como fortalecer o vínculo com um indivíduo atípico
6. Dicas de como melhorar o sono
7. Estratégias de inclusão nos parquinhos e passeios
8. Atividades e brincadeiras sensoriais em casa
9. Como complementar o que ele aprende nas terapias em casa
10. A importância da rede de apoio para evitar divórcio
11. Adaptação de materiais
12. Caso de sucesso em seletividade alimentar
