A SEXTA-FEIRA SANTA CONVIDA A REVIVER A PAIXÃO DO SENHOR E COM ELE PERCORRER O CAMINHO DE SEU CALVÁRIO

Sexta-feira Santa, como estabelece a liturgia do Tempo Litúrgico na Igreja, é o dia do silêncio e da adoração, dia no qual se medita com a Via-Sacra a Paixão de Cristo e se repercorre com Jesus o caminho da dor que leva à sua morte, uma morte que, sabemos, não é para sempre. A cor vermelha marca a celebração da Paixão do Senhor e o dia é marcado por jejum e abstinência. Segundo antiquíssima tradição, a Igreja na Sexta-feira e no Sábado não celebra os sacramentos. Na tarde deste dia, pelas três horas, a não ser que razões pastorais aconselhem horas mais tardias, procede-se a celebração da Paixão do Senhor, que consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

Nesta Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, as igrejas celebra a Eucaristia, todo espaço é dedicado à Paixão e à morte de Jesus. Ajoelhamo-nos, para simbolizar a humilhação do homem terreno e a coparticipação ao sofrimento do Senhor. Porém, não é um dia de luto, mas um dia de contemplação do amor de Deus que chega para sacrificar o próprio Filho, verdadeiro Cordeiro pascal, para a salvação da humanidade.

A adoração da Cruz - A Cruz está presente na vida de todos os cristãos desde a purificação do pecado no Batismo, absolvição do Sacramento da Reconciliação, até o último momento da vida terrena com a Unção dos enfermos. Na Sexta-feira Santa somos convidados a adorar a Cruz para o dom da salvação que conseguimos através da sua vinda.

Depois da ascese quaresmal o cristão está preparado para não fugir do sofrimento. Nos fará bem olhar o crucifixo em silêncio e ver quem é o nosso Senhor: É Aquele que não aponta o dedo contra ninguém, mas abre os braços para todos.

No calvário com Jesus e com quem passa fome - Também é na Sexta-feira da Paixão que, em muitos lugares do Brasil e do mundo, grupos realizam a encenação da Via-Sacra que revive, por meio das estações, o caminho do calvário de Cristo.

Origem e história - A Paixão de Cristo foi introduzida na Europa pelo dominicano beato Alvaro De Zamora da Cordoba em 1402 e mais tarde pelos Frades Menores e compreende 14 momentos ou “estações” nas quais nos detemos para refletir e rezar. São uma sequências de crescentes imagens dramáticas que culminam com a morte de Cristo, em cada uma delas Jesus é atacado pelo mal, para evidenciar, por contraste, a vitória d’Ele sobre a morte e sobre o pecado que será celebrada daqui a dois dias com o Domingo da Páscoa da Ressurreição.

*Adaptação do texto original publicado em 05/04/2023 pela CNBB 

 oblogdepianco.com.br
A SEXTA-FEIRA SANTA CONVIDA A REVIVER A PAIXÃO DO SENHOR E COM ELE PERCORRER O CAMINHO DE SEU CALVÁRIO A SEXTA-FEIRA SANTA CONVIDA A REVIVER A PAIXÃO DO SENHOR E COM ELE PERCORRER O CAMINHO DE SEU CALVÁRIO Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 18, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.