
A Paraíba foi o único estado do Nordeste a registrar alta na demanda dos consumidores por crédito em janeiro, aponta Serasa Experian
Em janeiro, no Nordeste do país, apenas a Paraíba apresentou crescimento na demanda dos brasileiros por crédito, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeiro e maior datatech do Brasil. A alta foi de 8,4 pontos percentuais (pp), passando de 8,1% em janeiro de 2024 para 16,5% no mesmo mês deste ano. O recuo mais acentuado foi observado no Piauí, com uma redução de 12,4 pp, indo de 12,3% para -0,1%. Veja as informações estaduais da região na tabela a seguir:
Na avaliação nacional, janeiro registrado alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais contribuíram para essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registaram uma maior retração no período (-4,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:
"O aumento da demanda por crédito entre consumidores de baixa renda pode estar relacionado ao custo de vida elevado e à necessidade de complementar o orçamento. Já entre as faixas de renda mais altas, a retração pode indicar um comportamento mais cauteloso diante do cenário econômico", avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Crescimento da demanda por crédito em 23 Unidades Federativas (UFs) - O aumento na procura por crédito foi registrado em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para Amazonas (22,5%), Pará (16,5%), Roraima (15,0%), Acre (12,8%) e Rondônia (10,5%). Veja o levantamento por UFs a seguir:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui .Metodologia do indicador - O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian - A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Capacita os consumidores com educação financeira, facilitando o acesso ao crédito justo. Ajuda as empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, creditar ou vender a prazo com segurança, cumprir as normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraudes e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacitando pessoas na área de tecnologia e impulsionando pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian - A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos uma jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando inovações inovadoras de nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistar seus objetivos financeiros e a economizar tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operacionais, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Equipe de Relações com a ImprensaMaria Sossmeier | (11) 99402-6378 / (11) 97556-5011 | maria.sossmeier@edelman.com
Júlia Belioglo | (19) 99436-5826 | julia.belioglo@edelman.com
Vitória Bernardes | (11) 3066 7777 | victoria.bernardes@edelman.com
Bruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.com
Viviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com
oblogdepianco.com.br
