Estudantes têm aula de campo na Estação de Piscicultura da Sedap em Itaporanga, no Vale do Piancó

Os conhecimentos adquiridos em sala de aula observados na prática. Foi assim o dia de campo para cerca de 50 estudantes de turmas do Ensino Fundamental nesta sexta-feira (21), na Estação de Piscicultura do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), localizada no município de Itaporanga, no Sertão paraibano.

Os estudantes das turmas de 7ª, 8ª e 9ª do Instituto Educacional Laura Araújo, de Itaporanga, fizeram um tour pela Estação de Piscicultura. Eles receberam informações dos técnicos da Sedap-PB sobre os tipos de alevinos (tilápia, tambatinga, tambaqui, entre outros), a reprodução, a criação e a distribuição dos peixes para os produtores rurais paraibanos cadastrados no Programa de Piscicultura do Governo do Estado, gerando, assim, emprego e renda para muitas famílias. Os alunos também conheceram as pesquisas feitas na unidade.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pecuária, Joaquim Hugo, destacou a importância de visitas de estudantes às unidades da pasta como a realizada nesta sexta-feira e que elas são exemplo do compromisso da secretaria para com a educação. “O ensino é um dos nossos objetivos e o fazemos através da extensão rural e temos um compromisso com a educação aqui na Sedap”, ressaltou.

Para o aluno da 7ª série Carlos Endrick Lacerda, 14 anos, “foi uma ótima oportunidade de conhecer como é a produção dos peixes, as técnicas usadas, os tipos”. Opinião semelhante tem Lavínia Campos, da 7ª série, 12 anos, que disse que a visita permitiu aprender muitas coisas novas. “Achei muito interessante a Estação de Piscicultura. Foram muitas informações que aprendi, como descobrir que a carne do peixe, por exemplo, tem menos calorias que a bovina ou a das aves”, contou.

Já a estudante Paola Alves, 13 anos, da 8ª série, frisou que “a aula na Estação de Piscicultura é um momento diferente de quando a gente está em sala de aula. Acho que você acaba aprendendo mais, é mais divertida também”. Para ela, acompanhar as etapas da produção dos alevinos e saber que existe um lugar assim na própria região onde mora também é importante.

A coordenadora pedagógica Maria de Fátima Ferreira explicou que a visita à Estação de Piscicultura da Sedap-PB surgiu como forma de trabalhar em campo o tema da produção dos animais. “Tem o objetivo pedagógico de trabalhar na prática o estudado em sala de aula, mas também chamar atenção para a realidade local. Você consegue trabalhar também várias disciplinas. Além da Biologia, tem a própria história do lugar e outros assuntos com aplicabilidade em diversas disciplinas. Tenho certeza que a visita é uma aula muito enriquecedora”, explicou.

O gerente operacional da Piscicultura da Sedap-PB, Celso Carlos Duarte, ressaltou que, além da produção de alevinos, a Estação de Piscicultura da Sedap-PB também tem como finalidade a geração de emprego e renda, a pesquisa e a extensão, onde se inclui a educação. “É muito importante receber a visita dos estudantes, mostrar como é o processo da piscicultura e divulgar que a região de Itaporanga, na Paraíba, possui uma unidade como esta, referência no setor”, apontou.

Celso Duarte lembrou, ainda, que a Sedap-PB, além da Estação de Piscicultura em Itaporanga, mantém unidades que servem como berçário de peixes e pontos de distribuição dos alevinos em Patos e na localidade de Riachão de Araruna. No final da visita, os estudantes receberam certificados de participação do dia de campo.

oblogdepianco.com.br com SECOM
Estudantes têm aula de campo na Estação de Piscicultura da Sedap em Itaporanga, no Vale do Piancó Estudantes têm aula de campo na Estação de Piscicultura da Sedap em Itaporanga, no Vale do Piancó Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 22, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.