
Articulação de Daniel Galdino com o governador João Azevêdo viabiliza implantação de Centro de Parto Normal em Piancó
A cidade de Piancó dará um grande passo na saúde materno-infantil com a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN) peri-hospitalar, resultado da articulação do prefeito Daniel Galdino junto ao governador João Azevêdo. A nova unidade beneficiará os 18 municípios do Vale do Piancó, proporcionando um espaço humanizado e seguro para as gestantes que optam pelo parto normal.
Os centros de parto normal proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para as gestantes e seus bebês. Eles também incentivam o parto normal e promovem a humanização do nascimento. A principal diferença entre um centro obstétrico e um centro de parto normal está na humanização. No centro de parto normal, a gestante é protagonista do parto e a intervenção do profissional de saúde é mínima.
O CPN será vinculado a um estabelecimento de saúde e ficará a até 20 minutos de um hospital de referência, garantindo suporte imediato caso haja necessidade de transferência. A estrutura oferecerá um ambiente acolhedor e assistência humanizada, contemplando todas as fases do parto, do trabalho de parto ao pós-parto, além de cuidados com o recém-nascido.
Para a coordenadora-geral do Projeto Amar, Rosa Márcia, esses investimentos refletem o compromisso do Governo do Estado em assegurar à população sertaneja mais eficiência nos serviços de saúde. “Com essas obras, estamos contribuindo para que a Paraíba tenha um sistema de saúde ainda mais robusto, com mais serviços, mais capacidade de atendimento e, principalmente, mais acesso para os usuários do SUS”, pontuou.
Essa conquista reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação dos serviços de saúde e a melhoria da qualidade de vida das mulheres e famílias da região.
Publicação do Diário Oficial do Estado da Paraíba de hoje, 27.02, ratifica o investimento de mais de 2,5 mi na saúde de Piancó e região.
oblogdepianco.com.br