O Poeta Hosmá Passos, idealizador da Cordelteca Solon Bastos Cavalcante, no âmbito da "Biblioteca Municipal de Piancó, Poeta-Doutor Firmino Ayres Leite" (foto), sugere ao Prefeito Júlio Eduardo que instale a mesma logo no início das aulas de 2025. Isso cumpre a Lei Municipal nº 1.595/2024. A lei é de autoria do vereador Neguinho Marinheiro e foi sancionada pelo Prefeito Daniel Galdino, em agosto de 2024. A Biblioteca de Piancó está localizada na Praça Agamenon Farias de Lacerda, onde está seu busto em mármore.
Cordelteca
A Cordelteca é um cervo composto por títulos de folhetos de cordel provenientes, em sua maioria, de pesquisas de campo e doações de cordelistas, além da diversidade temática (cantorias, desafios, cangaço, religiosidade popular, fatos políticos, do cotidiano, entre outros).
Primeira Cordelteca do Vale do Piancó e do Sertão Paraibano
Passos ressalta que é a primeira cordelteca do Vale do Piancó e do Sertão Paraibano! Ela vai salvaguardar a literatura de cordel em Piancó, colocando um vasto acervo à disposição de professores, alunos, pesquisadores e sociedade em geral, disse o poeta!
Um pouco sobre Dr. Firmino Ayres Leite - Quando Firmino Ayres Leite nasceu em 4 de outubro de 1902, em Piancó, Paraíba, Brasil, seu pai, Doutor Innocêncio Leite Ferreira, tinha 28 anos e sua mãe, Capitulina Ayres de Souza, tinha 21 anos. Ele teve pelo menos 1 filho com Áurea de Sá Leite. Ele faleceu em 26 de agosto de 1981, em João Pessoa, Paraíba, Brasil, com 78 anos. Além de médico, foi poeta e escritor.
oblogdepianco.com.br/Imagem de Internet