O seminário, que leva o nome de Gilson Carvalho, é uma homenagem a uma figura emblemática na defesa do SUS e na luta por uma saúde pública de qualidade. Gilson Carvalho deixou um legado de dedicação e compromisso com a gestão eficiente e humanizada da saúde, sendo uma referência importante para os gestores públicos e profissionais da área da saúde.
A pactuação, que tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba, foi assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, durante a 9ª reunião ordinária da CIB, realizada no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. De acordo com o secretário Ari Reis, a aprovação da Paes é um marco histórico e representa a união de esforços. “É mais um compromisso da gestão pública, que vem para fortalecer e ampliar a regionalização e interiorização da assistência em saúde no âmbito da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar em todo o estado”, destacou.
A 9ª reunião extraordinária da CIB aconteceu dentro da programação do VIII Seminário Gilson Carvalho e marcou o encerramento do evento, reunindo gestores, gerentes e técnicos em saúde de todo o estado.
As políticas de atenção à saúde executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ganharam destaque, nesta quarta-feira (11), durante a abertura da 8ª edição do Seminário Gilson Carvalho, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. Com o tema “Discutindo o encerramento da Gestão Municipal Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE) e a Saúde Digital”, o evento tem como objetivo debater o planejamento das gestões municipais, as perspectivas de avanços no cuidado integral na atenção especializada e o atual cenário da saúde digital na Paraíba. Marcaram presença representantes da SES, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre outros órgãos.
Durante a mesa de abertura, o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, fez uma apresentação das principais políticas de atenção à saúde executadas pela SES, como o Paraíba Contra o Câncer, Vacina Mais Paraíba, Coração Paraibano, Opera Paraíba, SUS Digital, entre outras, e reforçou a importância das parcerias com os órgãos interfederativos, como o Cosems e Conasems, para o fortalecimento da saúde pública na Paraíba.
A presidente do Cosems, Soraya Galdino, ressaltou a importância do Seminário para a transparência e para a qualificação do SUS. “É um ambiente de muito aprendizado, o que só vem a contribuir para a Saúde da Paraíba. Todos os municípios estão finalizando uma gestão e dando início a uma nova etapa, então esse momento de prestação de contas, de discussão do que foi feito e de planejamento para a nova gestão, é muito importante para seguirmos com mais avanços em nossos serviços”, pontuou.
Também participaram do evento o gerente de Planejamento e Gestão da SES, Marcelo Mandu; o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida; a representante do Ministério da Saúde, Claudia Espínola; e técnicos, gerentes e gestores em saúde de todas as regiões da Paraíba.
A programação seguiu até a quinta-feira (12). Além de mesas redondas, também aconteceu a última reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Na ocasião, foi assinada a Programação da Atenção Especializada em Saúde.
O secretário de Saúde de Piancó, Ruclenato Gomes, participou do VIII Seminário Gilson Carvalho, realizado em Campina Grande.
oblogdepianco.com.br