Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce para construção de 23 sistemas de dessalinização

A Paraíba será contemplada com R$ 10 milhões para a implementação do Programa Água Doce, no período de 2025 a 2028. A assinatura simbólica dos novos instrumentos de repasse de recurso foi realizada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Serra Seca Vieira, durante o IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do PAD-Novo Ciclo; que aconteceu na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), em Aracaju (SE). Os recursos destinados à Paraíba serão para construção de 23 sistemas de dessalinização nas regiões do Curimataú e do Seridó e gerenciamento de outros 30 já em construção. Foi o que explicou o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, que acompanha a equipe do Estado formada por técnicos, operadores e gestor do programa no evento. A programação conta com mesa de diálogo sobre a implementação do PAD, troca de experiências e perspectivas sob a óticas dos estados, boas práticas, prestação de contas, gestão de convênios e visita de campo a um sistema de dessalinização, no município de Poço Verde (SE).

O gestor do Sistema de Dessalinização do Município de Amparo, Everaldo Eronides Maciel, considerado como referência entre os sistemas da Paraíba, representou o Estado na mesa de autoridades. Ele falou dos benefícios do PAD para a população e do processo de melhoria que vem implementando com o apoio do poder público e da comunidade beneficiada. O programa é desenvolvido no Estado pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), por meio de gestão compartilhada, com municípios e a comunidade, em parceria com o governo federal. O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, destacou que o mais relevante para o programa é o envolvimento direto da comunidade. “O encontro tem o objetivo de avaliar o programa até o momento e redesenhar o novo ciclo, no sentido de melhorar o atendimento do programa, rico, bonito e com histórico de sucesso que será implementado pelo novo PAC. O aperfeiçoamento do PAD é de grande relevância e importância para o Governo Federal, com a expectativa de retomar de fato o programa e as parcerias com estados, municípios e comunidades”, assegurou Giuseppe.

O Programa conta atualmente com 101 sistemas em funcionamento na Paraíba, que recebem manutenção conforme metodologia, ofertando água para o consumo humano, utilização em trabalhos domésticos e para os animais. A ação beneficia 60 mil pessoas, direta e indiretamente, fornecendo água de qualidade para mais de 400 instituições públicas, como associações, escolas, presídios, templos religiosos, unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais, prefeituras e secretarias. O investimento total é de R$ 25,712 milhões. A ação, que atende aos estados do Nordeste e norte de Minas Gerais, visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade, para o consumo humano. Funciona por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

Pesquisa - A mestranda do Curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marina Dantas, também participa do evento, com finalidade de avaliar o programa como política pública; os impactos, resultados e melhoria na vida das pessoas. Segundo ela, o programa é tema de sua dissertação e a intenção é “conhecer o funcionamento, suas áreas de atuação, coleta de dados, para delinear os indicadores e a melhor forma de avaliá-lo, tendo em vista que nas Ciências Políticas são estudadas e tomadas as decisões de políticas públicas para a sociedade”.


oblogdepianco.com.br/SECOM-Foto: Agência Brasil/EBC

Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce para construção de 23 sistemas de dessalinização Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce para construção de 23 sistemas de dessalinização Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on novembro 18, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.