Em Piancó, cresce expectativa da população sobre quem será o novo (ou a nova) presidente da Câmara de Vereadores
Conforme normatiza a Lei Orgânica do Município de Piancó e o Regimento da Câmara de Vereadores, cabe aos vereadores, no início de cada legislatura, escolher o presidente do poder legislativo. Ao presidente, cabe:
- Representar os demais vereadores e a instituição;
- Dirigir os trabalhos legislativos;
- Fazer cumprir o regimento interno;
- Promulgar leis, em casos específicos;
- Publicar e fazer publicar os documentos legais que lhe couber;
- Administrar e gerir o financeiro da câmara;
- Representar contra inconstitucionalidades.
O presidente do Poder Legislativo tem um importante papel dentro do município, da gestão da cidade e do cumprimento do papel do vereador: Legislar, fiscalizar, representar e articular políticas. Por isso, votar no presidente da Câmara é uma tarefa de muita responsabilidade e que deve ser pensada, estudada e feita com cuidado, por todos os parlamentares.
Por votação secreta, os demais membros da Casa elegem o Presidente. Eleição da nova Mesa Diretora (Biênio 2025-2026). O mesmo processo é aplicado para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora, composta por um vice-presidente; além de 1º , 2º, secretários (as). Nessa mesma sessão, o presidente da Câmara dá posse ao prefeito e ao vice eleitos. O Bloco da Situação, faz parte da coligação que elegue o novo prefeito da cidade, Júlio Eduardo (Julinho/PP) e seu vice, Marco Leite (Marco de Edvaldo/PSD). Antes da eleição da nova Mesa, os parlamentares (e suplentes), prefeito e vice, serão diplomados (Diplomação dos eleitos prevista para o dia 19 de dezembro) e tomarão posse logo após a eleição do novo presidente da Casa de Padre Manoel Otaviano, que fará o juramento dos novos membros do Poder Executivo Municipal.
Até o presente, nenhum nome foi divulgado como sendo o indicado pelo Bloco da Situação, que tem 08 (oito) parlamentares, sendo cinco homens e três mulheres. No Bloco da oposição, são duas mulheres e um homem, portanto três.
A população aguarda, ansiosa, a divulgação do Edital para a eleição da nova Mesa Diretora. O atual presidente da Mesa, é o parlamentar Edgar Valdivino Lima (PP), reeleito para mais um mandato como vereador, nas eleições do dia 6 de outubro de 2024.