
ELEIÇÕES 2024: Com campanha polarizada, eleitor e eleitora piancoense recebe o afago de grupos na disputa pelo voto, faltando apenas 19 dias para o dia 06 de outubro
Faltam 19 dias para que mais de 10 mil eleitoras e eleitores do município de Piancó, possam se dirigir às urnas eletrônicas para eleger representantes para a prefeitura e câmara municipal para os próximos quatro anos. Em Piancó só terá 1º turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre no dia 6 de outubro.
Você sabe como são escolhidas as pessoas que vão ocupar os cargos de prefeito e vereador? Confira a seguir: As pessoas eleitas (prefeito/a e vice) para a prefeitura são escolhidas pelo sistema majoritário de votação, que é o mesmo sistema pelo qual candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador de estado e senador são eleitos. Por meio desse modelo de votação, ganha a eleição quem recebe o maior número de votos válidos (que são aqueles dados somente a candidatas e candidatos).
O cálculo é feito a partir dos chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP):
O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e votos nominais, excluindo-se os em branco e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Somente os partidos que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.
A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta vai corresponder ao número de cadeiras a serem ocupadas.
Eleitor e eleitora e a disputa pelo voto
O eleitor vem recebendo o afago dos dois principais candidatos que estão polarizando a campanha na cidade: Priscila Almeida (Republicanos 10) e Julinho (Progressistas 11) estão disputando o pleito majoritário de forma intensa, e não há espaço para descanso. A correria é grande, com visitas aos eleitores e eleitoras. As redes sociais mostram as agendas e a cada dia se divulgam imagens dos eleitores ao lado do seu 'ungido'. Há eleitores que trocam de candidatos quase todos os dias: de noite posam ao lado de um, pela manhã estão noutra imagem ao lado de outro, e assim segue o pleito eleitoral que, aparentemente, vem se mostrando sem nenhuma intercorrência. Parece que a campanha em Piancó está levando a sério a Democracia e cada um decida pra onde ir e vir.
O candidato da Federação, Pádua Leite (PT 13), segue isolado na disputa e busca o eleitor colocando suas propostas de governo.
Para facilitar o processo de votação no dia 6 de outubro, fique atento para algumas recomendações aos eleitores:
- Baixe o aplicativo e-Título, disponível nas lojas App Store e Google Play. Se o app apresentar sua foto, ele pode ser utilizado como documento para votar e ainda ajuda a localizar o seu local de votação.
- Prepare sua "colinha eleitoral" com os números dos candidatos anotados para agilizar o processo.
- Não perca a data e o horário da votação: 6 de outubro, das 6h às 15h.
