Vale do Piancó ganha o Projeto Boas Práticas do MS com Beneficência Portuguesa de São Paulo, CONASS e CONASEMS via PROADI-SUS e está na UPA de Piancó para atender a todos

Conforme o secretário da Saúde do Município de Piancó, nutricionista Ruclenato Gomes, a UPA de Piancó implantou o Projeto Boas Práticas do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, CONASS e CONASEMS via PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). O secretário Ruclenato estava acompanhado do enfermeiro Gabriel Santana, Coordenador da UPA, e da médica Nara Lívia.

O projeto Boas Práticas (PROADI-SUS) tem como objetivo qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares em todo o Brasil. Desde seu início, em 2009, foram mais de 1.900.000 laudos de eletrocardiograma (ECG) realizados pelo projeto que, em 2022, passou a ser conduzido de maneira colaborativa entre o Hcor e a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Atualmente, a iniciativa está presente em 282 Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) 24h e 30 hospitais, distribuídos entre as cinco regiões do país, determinadas pelo Ministério da Saúde. Todas as instituições são acompanhadas durante 24h por dia com foco na intervenção dos processos assistenciais de SCA, visando a melhoria contínua da qualidade.

O programa é um marco na saúde de Piancó porque cria uma linha de cuidados específicos para a Urgência Cardiológica, doença que mais mata no Brasil e no mundo é esse atendimento facilitará o acesso do paciente a uma rede de telemedicina com cardiologistas 24h, todos os dias da semana, com foco em trombolíticos - medicamento de alto custo. "Mais um serviço que beneficia ainda mais a saúde da nossa gente!", disse o prefeito Daniel Galdino.

Com o objetivo de qualificar o atendimento em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Pronto Atendimento (PA) em cuidados cardiovasculares, o Hcor, em parceria com o Ministério da Saúde, irá ampliar o Projeto Boas Práticas. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A ampliação do projeto beneficiará UPAs e PAs para a oferta no SUS de tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Atualmente, as doenças cardiovasculares (DCV) são a maior causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, com cerca de 24% dos óbitos devido ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Estima-se que a subutilização de recursos efetivos, afete 30% a 40% dos pacientes e que 20% ou mais dos cuidados prestados são desnecessários e potencialmente prejudiciais. Além disso, evidências científicas recentes mostram uma variabilidade significativa nos indicadores de qualidade assistencial entre as instituições de saúde. Neste cenário, a possibilidade de utilizar instrumentos que permitam uma atuação mais eficaz na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das DCV abre perspectivas muito relevantes.

O projeto Boas Práticas contempla as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estando de acordo com a Rede de Atenção às Urgências regulamentada pela Portaria n° 1.600 de julho de 2011 do Ministério da Saúde, e visa a melhoria da qualidade assistencial em pacientes em unidades de urgência e emergências e hospitais do SUS. A iniciativa atua na realização de laudos qualificados de ECG, analisados 24h por dia e em até 10 minutos a partir de seu recebimento, apoio à decisão clínica por meio da segunda opinião médica para os casos sugestivos de Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias, avaliação de desfecho clínico após 48 horas da realização do exame, bem como na qualificação profissional e melhoria dos processos assistenciais por meio das Sessões de Aprendizagem Virtual e Implementação das Diretrizes Assistenciais em Cardiologia. Para garantir que haja uma aplicação adequada das técnicas e tecnologias voltadas à redução de mortes evitáveis e manejo seguro do paciente, a iniciativa atua em três eixos diferentes.



oblogdepianco.com.br/ Imagens: Ascom-Saúde/Piancó

Vale do Piancó ganha o Projeto Boas Práticas do MS com Beneficência Portuguesa de São Paulo, CONASS e CONASEMS via PROADI-SUS e está na UPA de Piancó para atender a todos Vale do Piancó ganha o Projeto Boas Práticas do MS com Beneficência Portuguesa de São Paulo, CONASS e CONASEMS via PROADI-SUS e está na UPA de Piancó para atender a todos Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 29, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.