A partir de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas as Convenções Partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Diante disso, as lideranças políticas em Piancó estão buscando, nos bastidores, convencer o eleitorado com vistas ao pleito eleitoral vindouro. Nas ruas o eleitor não está tão empolgado e nos bastidores, a campanha segue em rítimo acelerado. Quem imagina uma campanha fria, parada, sem epolgação, está enganado. A correria é grande por parte dos que pleiteam as vagas no Executivo e Legislativo.
Candidaturas majoritárias - Enquanto a disputa pela prefeitura se concentra nos dois nomes principais: Priscila Almeida (Republicanos) e Júlio Eduardo (Progressista), os pretendentes a uma reeleição e novatos, seguem na disputa pelo voto para continuar ou entrar na Casa de Padre Manoel Otaviano.
Vices - A pré-candidata Priscila (Republicanos) da Oposição tem, pleiteando a vaga de vice, o ex-vereador Souzinha (Republicanos) e/ou Dallys Lima (União Brasil). Dallys é filho do ex-prefeito Sales Lima. Já da parte do pré-candidato Julinho (Progressista) que representa o bloco da Situação, deverá vir com um nome indicado pelo ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (PSB). Os nomes são dos advogados Edvaldo Júnior e/ou Marco Leite. E pode até ser o próprio Edvaldo na composição majoritária.
Candidaturas femininas e de pessoas negras - Neste ano, os partidos terão que seguir o que manda o TSE, que deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
A 'caça' pelo voto tem sido enfadonha, e todos seguem numa 'guerra' para convencer o eleitor, ou para continuar, ou para renovar. Quais serão os argumentos usados na tentativa de convencer o eleitorado, especialmente os indecisos? Sabe-se que durante as madrugadas, pessoas se surpreendem com a presença de 'líderes' e dirigentes partidários, batendo às suas portas. E a surpresa se torna maior quando a casa nunca foi visitada, mas agora, é muita intimidade.
Propaganda eleitoral - O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Terceira via - Enquanto Priscila Almeida (Republicanos) e Júlio Eduardo (Progressista) seguem na disputa, por fora (e ainda uma grande incógnita), pode surgir Pádua Leite (Partido dos Trabalhadores), que não apresentou nomes a vice e vereadores (as).
Propostas de governo - O plano de governo para quatro anos deve contemplar as ações estratégicas a serem executadas ao longo do mandato da prefeita ou do prefeito eleito, com apoio da equipe de secretários. Um gestor sem planos, significa uma gestão sem rumo, que desconhece os reais problemas do município e atua de forma imediatista, agindo sobre problemas menores e de baixo impacto na transformação da realidade. Para evitar que isso aconteça, o Plano de Governo deve contemplar as grandes linhas de ação de cada área de atuação da administração pública municipal, desde as áreas meio (como Administração, Finanças, Procuradoria Geral, Planejamento Urbano) até as áreas fins (como Saúde, Educação e Assistência Social). É a partir dessas linhas de ação, com direcionamento do que deverá ser feito durante os quatro anos de mandato da prefeita ou do prefeito, que se planeja a execução das ações estratégicas do Plano de Governo, buscando cumprir os compromissos assumidos com a população. O Plano de Governo para 4 anos também é a base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), no qual se definem programas, indicadores, metas, ações, resultados e fontes de recursos logo no primeiro ano do mandato daprefeita ou do prefeito eleito.
A pré-campanha está se realizando de forma silenciosa pelas ruas da cidade de Piancó, mas, enquanto isso, nos bastidores, segue a todo vapor.
oblogdepianco.com.br