Fórum Nacional discute, na Paraíba, problemas de trânsito em todo o Brasil

João Pessoa foi sede do XVIII Focotran – Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, realizado de 2 a 4 de abril no salão de convenções do Hotel Nord Luxxor, na praia de Tambaú, reunindo representantes de todos os Conselhos Estaduais de Trânsito do Brasil, tendo como anfitrião o Cetran da Paraíba, que tem como presidente o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho e Silva. O evento foi presidido pela presidente do Cetran do Mato Grosso, Regina Maria Duarte, que fez uma explanação dos objetivos do encontro e da sua importância para a discussão do trânsito em todo o Brasil. Logo depois da abertura foi realizada a primeira palestra do Focotran pela Diretora de Segurança no Trânsito do Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza, que na oportunidade representou o presidente do órgão, Adrualdo de Lima Catão.

Carlos Pereira deu as boas vindas a todos os participantes, afirmando que o evento é muito significativo para o Estado da Paraíba, bem como para todos os demais estados do País, por conta dos temas debatidos sobre os problemas de trânsito. Ele lembrou que atualmente o trânsito mata mais pessoas do que o câncer no Brasil, principalmente nos acidentes com motos. Encerrando o primeiro dia do Focotran, a diretora do Senatran destacou que em 2023 foi possível trabalhar muito e inovar no Senatran com todos voltados para a segurança no trânsito, em ações com o objetivo de integração. Segundo ela, "são muitas ações que precisam ser divulgadas para a sociedade participar". No segundo dia do Fórum, a abertura das palestras foi feita pelo Diretor de Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, engenheiro José Arnaldo Souza Lima. Além de falar sobre as obras de travessias urbanas em todo o Estado, o representante do DER fez uma ampla explanação sobre as obras de mobilidade urbana do Governo do Estado na região metropolitana de João Pessoa.

O dirigente fez uma apresentação de como era João Pessoa há muitos anos e como está hoje: "uma cidade moderna com quase um milhão de habitantes, com o fluxo habitacional mais voltado para as regiões de praias". Para resolver os problemas de mobilidade urbana, o Governo do Estado, através do DER, investe quase um bilhão de reais em obras como o Arco Metropolitano de João Pessoa; a Ponte das Três Ruas; Viaduto do Bairro das Indústrias; Viaduto de Água Fria sobre a BR-230; ligação direta do Bairro das Indústrias com Santa Rita e Bayeux e ligação do Altiplano com o Hospital Universitário da UFPB. Prosseguindo em sua palestra, José Arnaldo destacou outras obras do Governo do Estado na Grande João Pessoa, contemplando a PB-008/Mangabeira; duplicação da rodovia PB-004 Bayeux/Santa Rita e finalmente a Ponte do Futuro, esta última com investimento de quase 600 milhões de reais, cuja licitação ocorrerá em breve, passando a ser a maior obra do atual governo no setor rodoviário. O Focotran prosseguiu ainda no segundo dia com a realização de diversas palestras por representantes de entidades ligadas ao trânsito em todo o Brasil, cujos assuntos versaram sobre aplicação de penalidade de advertência por escrito; novo modelo de gestão para um trânsito mais seguro; processo único dos Cetrans e Contrandife; educação para o trânsito, além de diversos outros temas colocados em pauta. O encerramento ocorreu nesta quinta-feira (04) pela manhã. A presidente do evento, Maria Regina Duarte, agradeceu a participação de todos e, principalmente, a excelente acolhida por parte do presidente do Cetran da Paraíba, Carlos Pereira, e de toda sua equipe de colaboradores.

oblogdepianco.com.br com SECOM
Fórum Nacional discute, na Paraíba, problemas de trânsito em todo o Brasil Fórum Nacional discute, na Paraíba, problemas de trânsito em todo o Brasil Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 04, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.