Poeta do Vale do Piancó, Hosmá Passos cria Dia Municipal do Cordelista em Patos, com projeto apresentado pelo vereador Josmá Oliveira e aprovado à unanimidade pela Câmara
Projeto de Lei idealizado pelo poeta e radialista Hosmá Passos e apresentado pelo vereador Josmá Oliveira é aprovado em segunda votação por unanimidade na Câmara de Patos (PB), em 10 de abril. O projeto institui o Dia Municipal do Cordelista Silvino Pirauá de Lima, em homenagem ao poeta de Patos, Silvino Pirauá, um dos pioneiros da literatura de cordel, juntamente com Zé Duda e Leandro Gomes de Barros. O Dia do Cordelista Silvino Pirauá será comemorado em 19 de novembro, data que coincide com o Dia Nacional do Cordelista. “Agradeço ao meu amigo e vereador Josmá Oliveira por apresentar e defender o projeto de lei, gratidão extensiva aos demais vereadores que aprovaram a proposição”, afirmou Hosmá Passos.
Poetas pioneiros
“A tríade dos poetas pioneiros deste gênero literário autenticamente paraibano, Leandro Gomes de Barros, Zé Duda e Silvino Pirauá, merece que suas vidas sejam inscritas na história cultural de suas cidades, e a Academia de Cordel parabeniza o poeta Hosmá Passos pela iniciativa, esperando que a cidade de Itabaiana venha a reconhecer a importância do poeta violeiro e cordelista Zé Duda, que nasceu na terra do também imortal Zé da Luz”, assinalou Fábio Mozart, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que tem cadeira homenageando Zé Duda como patrono, ocupada pelo cordelista Orlando Otávio.
Zé Duda nasceu em 1866 no município de Itabaiana na Paraíba, mas foi em Recife que ganhou fama como violeiro e repentista. Morreu em 1931, consagrado como mestre dos cantadores. Gostava de ser chamado de Zé Duda e, no seu folheto de cordel Encontro de Antonio Marinho com Zé Duda no Recife em 1915 registra uma de suas pelejas mais notáveis. O poeta consta no livro “Artistas de Itabaiana” com sua biografia, de autoria de Fábio Mozart.
oblogdepianco.com.br com fonte da academiadecordel