Celebração da Semana Santa na Arquidiocese da Paraíba: Renovação Espiritual e Reflexão Profunda

Na Arquidiocese da Paraíba, a Semana Santa é um período de intensa reflexão espiritual, marcado por uma série de celebrações significativas que relembram os eventos cruciais da história da salvação. As celebrações acontecem na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e em outras igrejas da região central de João Pessoa, mas também nas 97 paróquias de todo o território arquidiocesano, convidando os fiéis a participarem ativamente desta jornada espiritual. A Semana Santa é um momento para os fiéis mergulharem na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, renovando seu compromisso com os ensinamentos e valores do Evangelho. É uma oportunidade para se reconectar com as raízes da própria fé e fortalecer a relação com Deus e com a comunidade de fé. As celebrações tiveram início na quinta-feira, dia 21 de março, com a Procissão do Encerro que se encerrou às 19h. Iniciando-se na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e seguindo em direção à Igreja da Misericórdia, percorrendo as ruas Conselheiro Henrique e Duque de Caxias, no centro da cidade.

Na Sexta-Feira, dia 22 de março, na Igreja da Misericórdia, foi realizada a Missa Votiva às 15h. Seguida da Procissão do E ncontro, que simboliza o encontro doloroso de Jesus com sua mãe Maria no caminho para o Calvário. Às 16h, a imagem de Nossa Senhora Das Dores saiu em procissão da lgreja de Nossa Senhora do Carmo fazendo o seguinte percurso: Rua Visconde de Pelotas, Praça 1817, R. Rodrigues de Aquino e Praça João Pessoa, retornando à lgreja de Nossa Senhora do Carmo. Já a imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja da Misericórdia seguindo pela Rua Duque de Caxias, Rua Vigário Salen, Av. General Osório, Praça João Pessoa, Avenida Visconde de Pelotas. No Sábado, dia 23 de março, a Catedral Basílica foi o cenário para a Celebração Penitencial, uma oportunidade para os fiéis se reconciliarem com Deus e com os irmãos antes da chegada da Páscoa. A celebração terá início às 18h e promete ser um momento de profunda introspecção e renovação espiritual.

O Domingo de Ramos, dia 24 de março, foi marcado por uma série de missas tanto na Catedral Basílica quanto no Mosteiro de São Bento, onde os fiéis poderão celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e receber as bênçãos dos ramos. As missas foram realizadas às 6h, 9h e 17h na Catedral, e às 17h no Mosteiro de São Bento. Nos dias 26 e 27 de março, terça e quarta-feira, a Catedral Basílica sediará um Mutirão de Confissões, oferecendo aos fiéis a oportunidade de se reconciliarem com Deus através do sacramento da penitência. O mutirão será realizado das 15h às 18h e das 19h às 22h, com entrega de fichas até as 20h. A Quinta-Feira Santa, dia 28 de março, será marcada pela Missa dos Santos Óleos e pela Missa do Lava-pés na Basílica, seguidas pela Procissão do Silêncio, que partirá da Basílica em direção à Igreja do Carmo, após a adoração até as 20h. A Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, na Catedral Basílica, será um dia de profunda contemplação e veneração da paixão de Cristo, com a Via Sacra, o Ofício da Agonia e a Liturgia da Paixão do Senhor, seguida pela Procissão do Senhor Morto, que tem o seguinte percurso: Av. General Osório, Rua Marechal Almeida Barreto, Rua Rodrigues De Aquino, Praça João Pessoa, Praça 1817 e a Avenida Visconde de Pelotas.

No Sábado Santo, dia 30 de março, a Catedral Basílica acolherá a Vigília Pascal, uma das celebrações mais solenes e significativas da Semana Santa, que marcará a espera pela ressurreição de Jesus Cristo. Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 31 de março, os fiéis terão a oportunidade de celebrar a ressurreição de Cristo em diversas missas realizadas na Catedral Basílica e no Mosteiro de São Bento. Esteja você buscando renovar sua fé, fortalecer sua espiritualidade ou simplesmente participar de uma tradição ancestral, as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese da Paraíba oferecem uma oportunidade única de vivenciar o verdadeiro significado desta época sagrada. Venha se juntar a nós nesta jornada de renovação espiritual e reflexão profunda.


oblogdepianco.com.br com informações de Roberval Borba/Arquidiocese da Paraiba

Celebração da Semana Santa na Arquidiocese da Paraíba: Renovação Espiritual e Reflexão Profunda Celebração da Semana Santa na Arquidiocese da Paraíba: Renovação Espiritual e Reflexão Profunda Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 25, 2024 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.