Programa TRIBUTO AO REI BAIÃO: poeta e ativista cultural piancoense Hosmá Passos entrevista o pesquisador e escritor Paulo Vanderley Tomaz


O
escritor piancoense, Paulo Vanderley Tomaz da Silva, autor o livro “Luiz Gonzaga 110 Anos do Nascimento”, participou da quarta edição do Programa TRIBUTO AO REI BAIÃO da Rádio Comunitária Nativa Piancó, neste domingo, 3 de dezembro. Durante a entrevista, que durou cerca de 25 minutos, Paulo falou sobre o grande sucesso que o seu livro vem alcançando, após ter sido lançando, em todo o Brasil. Ele disse que se sente muito feliz e realizado pelo que tem conquistado com os seus trabalhos de pesquisas sobre a vida e história do Rei do Baião.

O Programa TRIBUTO AO REI BAIÃO foi idealizado pelo poeta e ativista cultural piancoense, Hosmá Passos, que entrevistou Paulo, talvez, hoje, o maior pesquisador e entusiasta da história de Luiz Gonzaga. Durante todas as edições do programa, o poeta Hosmá Passos, conta a história de uma música do Rei. E, nesta quarta edição, contou a história da música “Respeita Januário”, composta por Luiz e Humberto Teixeira. O historiador Paulo Vanderely durante a entrevista também contou um pouco da história desse clássico de Luiz.

O grande mérito de Gonzagão foi representar em roupagem popular os assuntos sertanejos, de um jeito que o Brasil real tocasse no rádio e virasse uma dinastia musical, o baião. Porém, além de dificilmente compor, mais raramente ainda o Rei se inspirava em histórias próprias. Os grandes compositores que o acompanhavam eram os verdadeiros responsáveis pelas poesias belíssimas, e ainda assim quase nunca baseadas na vida pessoal.

Respeita Januário foi escrita por Humberto Teixeira de acordo com um acontecimento relatado por Luiz.

“De Itaboca a Rancharia, de Salgueiro a Bodocó, Januário é o maior!”. O pai do Rei do Baião era o mais respeitado e conhecido sanfoneiro da região do Exu. Além de chamado para tudo que era festa importante, consertava e afinava sanfonas em casa. Luiz aprendeu a tocar com ele e também fazia bailes quando garoto. Mas ficou 16 anos sem aparecer no sertão desde que saiu fugido, porque arranjou uma confusão com o pai da moça com quem queria se casar - o homem não gostava nada de sua filha de chamego com negro pobre.

Quando voltou pela primeira vez ao Sertão, 16 anos depois e já famoso no Rio de Janeiro, o povo por lá estranhou o rapaz com pose de artista, com aquela sanfona prateada toda incrementada, 120 baixos.

Jacó, um sertanejo antigo, advertiu ao pé do palco: “Luiz, respeita Januário!”. Segundo Gonzaga, o velho e a frase existiram de verdade, como ele afirmou em entrevistas. Aí foi só o Doutor do Baião arrumar os versos:

“Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso/ E com ele ninguém vai, Luiz / Luiz, respeita os oito baixo do teu pai!”

O poeta Hosmá Passos fez questão de procurar pessoalmente a redação do nosso portal para pedir que registrássemos esse momento em uma matéria jornalística que, segundo ele mesmo, é histórico e de grande valor para o Programa Tributo ao Rei do Baião, da Nativa FM. O programa vai ao ar todos os domingos, das 16 às 18 horas, e você, desde já, se sinta convidado (a) para ouvir esse deslumbre musical e cultural do Sertão paraibano.

Hosmá Passos


FAÇA COMO JC PNEUS AUTO CENTER - SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS PUBLICITÁRIOS (FALE CONOSCO: 83/991255856)



Programa TRIBUTO AO REI BAIÃO: poeta e ativista cultural piancoense Hosmá Passos entrevista o pesquisador e escritor Paulo Vanderley Tomaz Programa TRIBUTO AO REI BAIÃO: poeta e ativista cultural piancoense Hosmá Passos entrevista o pesquisador e escritor Paulo Vanderley Tomaz Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on dezembro 06, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.