Mobilizadora Cultural, poetisa Cida Pereira Senna, da comunidade Frutuoso em Piancó, realiza Cantoria; Assista vídeo


Mobilizadora cultural e poetisa Cida Pereira Senna
No último domingo, dia 26 de novembro, a jovem mobilizadora cultural e poetisa Cida Pereira Senna, realizou mais um evento em sua casa, na Comunidade Rural Frutuoso, com as presenças dos poetas/cantadores Geraldo Amâncio e Alencar Henrique. A cantoria foi em homenagem a Elizza Bianka. Conforme disse Cida, apesar de ter convidado várias pessoas e estas terem confirmado presença, não aconteceu como ela esperava, que era ter sua casa cheia de gente ouvindo o que há de melhor na cantoria. "A cantoria de viola nordestina é um espetáculo em que dois poetas se enfrentam improvisando versos ao som da viola, dentro de formas poéticas tradicionais e obrigatórias, de acordo com sua própria inspiração e com os pedidos da plateia".

A cantoria aconteceu, mesmo sem a presença de convidos ilustres.

O que mais chamou atenção, foi a presença das crianças da comunidade que, alegraram a cantoria e mostrou que a Cultura através da Poesia e da Cantoria, continuaram vivas.

Cida Pereira Senna
, a exemplo de Hosmá Passos, Nilton Leite, Zé Limeira, Marcos Paulo e Ronaldo Bandeira, tem se desdobrado para mostrar a cultura ao povo de Piancó e do Vale. Sem o apoio da sociedade (em termos publicitários), eles dão de sí, tirando recursos do seus próprios sustento, para mostrar um pouco dessa história bonita que é a poesia e a cantoria de viola.

"Foram poucos os convidados que apareceram e me decepcionou porque fiz tudo, como sempre, de coração, com a vontade de mostrar a nossa cultura", disse Cida.

Quando surgiu a cantoria?
A cantoria tem cerca de 200 anos no Nordeste. Nasceu na Serra do Teixeira, na Paraíba, se expandiu para o vale do Pajeú, no Pernambuco, e para o Vale do Seridó no Rio Grande do Norte.

Outros eventos estão por vir, e os poetas aguardam a colaboração das autoridades (executivo e legisltivo) e da sociedade em geral, para que as obras sejam colocadas em prática, preservando uma história.

ASSISTA VÍDEO DA CANTORIA



*Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
Mobilizadora Cultural, poetisa Cida Pereira Senna, da comunidade Frutuoso em Piancó, realiza Cantoria; Assista vídeo Mobilizadora Cultural,  poetisa Cida Pereira Senna, da comunidade Frutuoso em Piancó, realiza Cantoria; Assista vídeo Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on dezembro 03, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.