Famup debate coleta de resíduos sólidos nos municípios com Agência de Regulação do Estado

O
presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, e o secretário Executivo, Pedro Dantas, participaram de reunião na Agência de Regulação do Estado para discutir demandas referentes a coleta dos resíduos sólidos nos municípios, a exemplo da implementação de galpões e uma nova normativa sobre resíduos sólidos. 
“Essa foi a primeira reunião para apresentarmos as demandas à Agência de Regulação do Estado. Essa é uma pauta importante para os municípios e precisamos avançar nessas questões com o objetivo de garantir que as coletas de resíduos sólidos sejam realizadas dentro do que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Teremos ainda outros encontros para avançarmos nessa pauta”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Participaram da reunião o Diretor Presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), José Otávio, acompanhado do Diretor de Regulação e Articulação Institucional da ARPB, Marcus André, do Gerente de Regulação e Estudos Tarifários da ARPB, Gratuliano José e do assessor jurídico da ARPB, Felipe Odilon.

Também estavam presentes o Secretário Executivo de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Dudu Dantas, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Governo da Paraíba, Radomécio Leite, e o ex-prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, além de Gilmar Battistuzzi da secretaria do Desenvolvimento e da Articulação Municipal.

Reciclo – A Famup tem desenvolvido o projeto ‘Reciclo para Todos’, uma ação financiada pelas prefeituras por meio de convênio. O município que se interessar em garantir o projeto terá da Famup todo apoio para executá-lo através de uma equipe técnica, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O ‘Reciclo para Todos’ tem na figura dos catadores de resíduos sólidos um dos objetos de mudança. As atribuições conferidas aos catadores pela sociedade e pelo poder público, possuem um viés contraditório, pois não é dado a esses agentes o devido reconhecimento da sua dignidade humana, uma vez que a sociedade ainda não despertou para o papel fundamental dos catadores.

O setor produtivo (Comércio e Indústrias) e a sociedade também são objeto dos projetos desenvolvidos dentro do ‘Reciclo para Todos’, assim como o poder público, mas em particular se destaca os alunos do Ensino Médio e Fundamental da rede de ensino pública e privada, a estes se somam todos os profissionais da saúde, educação e da assistência social.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Famup debate coleta de resíduos sólidos nos municípios com Agência de Regulação do Estado  Famup debate coleta de resíduos sólidos nos municípios com Agência de Regulação do Estado Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 22, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.