Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Um vídeo circulando nas redes sociais documenta o confronto entre jornalistas e a equipe de segurança de Maduro.

Jornalista da TV Globo, Delis Ortis ‧ Foto: divulgação
Um segurança do líder da Venezuela, Nicolás Maduro, foi acusado de agressão física contra Delis Ortis, repórter da TV Globo, durante uma coletiva de imprensa. Testemunhas e colegas de imprensa afirmam ter presenciado o incidente.

Um vídeo circulando nas redes sociais documenta o confronto entre jornalistas e a equipe de segurança de Maduro. O incidente ocorreu logo após Ortis questionar Maduro acerca da dívida pendente da Venezuela com o Brasil, enquanto ele deixava o Palácio do Itamaraty.

Relatos de testemunhas oculares sugerem que Ortis foi agredida com um soco no tórax. Além disso, outras queixas de agressão vieram à tona, envolvendo a equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Lula.

A TV Globo manifestou seu repúdio veementemente contra o ato de violência ocorrido durante uma reunião de presidentes da América do Sul, no qual os jornalistas foram agredidos. A emissora expressou solidariedade à repórter Delis Ortiz e aguarde as medidas que serão aceitas pelo Palácio do Planalto para punir os responsáveis ​​e evitar a repetição de episódios semelhantes. A postura firme da Globo ressalta a importância da garantia da liberdade de imprensa e da segurança dos profissionais que exercem essa atividade.

Além da TV Globo, o Ministério das Relações Exteriores também se pronuncia sobre as agressões. Em nota oficial, uma pasta condenou veementemente o incidente e lamentou profundamente a agressão sofrida pelos jornalistas presentes. O ministério afirmou que tomará as providências necessárias para apurar as responsabilidades pelo ocorrido. O posicionamento das autoridades reforça a importância do respeito à liberdade de imprensa e à integridade dos profissionais que atuam nessa área.

A violência contra jornalistas é um grave atentado à liberdade de expressão e compromete o pleno exercício da democracia. Tanto a TV Globo quanto o Ministério das Relações Exteriores entendem a importância de combater essas práticas e assegurar um ambiente seguro para o trabalho dos jornalistas. É fundamental que sejam adotadas medidas efetivas para punir os responsáveis ​​por essa agressão, garantindo assim que episódios lamentáveis ​​como esse não se repitam no futuro.


Fonte: Hora Brasília
Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 31, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.