
Após 28 anos, mulheres descobrem que foram trocadas em maternidade, na PB; Matéria do Fantástico no domingo (23) expôs o caso
![]() |
Após 28 anos, mulheres descobrem que foram trocadas em maternidade Foto: Arquivo pessoal |
No dia 24 de janeiro de 2023, quando estava passando férias na casa da família em Cajazeiras, Raylane Amaral, paraibana que mora nos Estados Unidos, recebeu o resultado do teste genético da empresa ‘Ancestry’ que havia feito no mês de dezembro de 2022. A realização do exame genético teve como objetivo encontrar antepassados, pois ela estava fazendo a árvore genealógica da família.
Em seguida, Raylane fez o upload do resultado no site ‘My Heritage’, que busca familiares a partir de documentos e informações genéticas disponibilizadas pelos usuários, além de permitir a criação de árvores genealógicas. A plataforma tem um recurso que notifica o usuário quando algum parente é encontrado. Dessa forma, a paraibana recebeu uma notificação de que um possível irmão biológico havia sido encontrado.
"O primeiro sentimento foi de surpresa... de pensar “como assim, um irmão?”. Imediatamente depois de ser surpreendida, me animei com a possibilidade de ser um meio irmão por parte de pai. O choque só foi maior mesmo depois de me dar conta de que seria um irmão 'full' [por completo], por parte de pai e mãe.
Se um dos dois não tivesse feito o teste e nem utilizado a plataforma virtual, dificilmente a troca teria sido descoberta, pois não havia desconfiança de nenhuma das partes.
Nascida em 5 de agosto de 1994, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Raylane Amaral nunca questionou as diferenças físicas entre ela e seus familiares. Há cinco anos, a paraibana foi morar nos Estados Unidos e visita a família pelo menos uma vez ao ano. Depois do dia 24 de janeiro, as férias de 2023 se transformaram em uma missão para tentar encontrar respostas.
"A sensação de estar de férias desapareceu assim que vi o resultado do primeiro exame, o que mostrou o parentesco com Lennon. Foi um choque muito grande e também muito doloroso trazer essa notícia para minha família, principalmente para 'mainha'".
Contato com o irmão encontrado
Raylane Amaral procurou pelo nome e sobrenome do rapaz, Lennon Carvalho, no Instagram e mandou uma mensagem. No entanto, o perfil era privado e, por isso, ele não recebeu a notificação de mensagem. A mulher então fez uma busca no LinkedIn, rede social para conexões profissionais, e entrou em contato.
“Esta provavelmente vai ser a mensagem mais estranha que você vai receber no LinkedIn, mas acho que você não foi notificado pela minha mensagem no Instagram. Você por um acaso é da Paraíba e fez um teste de DNA com a MyHeritage?”, escreveu ela.
Lennon tem 30 anos, nasceu em Cajazeiras, mas mora na Irlanda. O jovem tem duas irmãs: a mais velha, Michele, que mora em Cajazeiras, e a mais nova, Milena, que mora em João Pessoa com a mãe, Luísa Maria. Milena preferiu não aparecer nesta reportagem.
O paraibano relatou que utilizou a plataforma My Heritage em outubro de 2022, após fazer um teste genético para descobrir quais as origens de seu DNA. "Meu desejo na época foi saber de quais países o meu DNA tinha origem. Nesse mesmo site, quando você cadastra dados acaba tendo algumas combinações, primos distantes, de terceiro ou quarto grau. Eu cheguei a encontrar alguns".
Por meio do LinkedIn, Raylane explicou que os perfis deles haviam dado uma combinação muito alta de DNA e começou a fazer perguntas sobre as origens do jovem. Em certo ponto da conversa, ele parece ainda não ter percebido algo que Raylane já desconfiava: que uma troca de bebês poderia ter acontecido.
Ao falar com o g1, após o resultado do exame, Marcelma disse que está aliviada. Ela também espera que as famílias possam manter contato e "juntar", "jamais dividir". "Eu tô mais aliviada, comparando com a apreensão de 20 dias atrás. Tô melhor, tô me conformando, tô tentando a gente conviver, juntar, ser uma família só, jamais dividir".
*Por Luana Silva, Deyse Ponciano e Plínio Almeida, g1 PB e TV Cabo Branco
Após 28 anos, mulheres descobrem que foram trocadas em maternidade, na PB; Matéria do Fantástico no domingo (23) expôs o caso
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
abril 24, 2023
Rating:
