Piancó implanta 'Programa Proteja' do Ministério da Saúde; A primeira ação foi realizada na terça-feira (29/11) na Creche Cenícia Maria
O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. A estratégia tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e melhoria da saúde e nutrição das crianças e famílias piancoenses. São eixos de ação para a implementação da Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).
A primeira ação em Piancó foi realizada na terça-feira, dia 29/11, na Creche Cenícia Maria e teve a presença do secretário de saúde, Ruclenato Gomes, da secretária de educação e esportes Hellyane Kenia, das nutricionistas Ernestina Dantas, Elizabeth e Priscila, além do apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e da coordenadora e trabalhadores da creche.
Os esforços do Brasil para frear o avanço da obesidade infantil ganharam reconhecimento internacional, durante evento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade (Proteja) foi instituída com o objetivo de melhorar a saúde e a nutrição das crianças por meio de ações essenciais e complementares.
Em mensagem à OMS e representantes presentes no encontro virtual, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que atualmente 1,3 mil cidades já aderiram ao programa. “O Proteja conta com vinte ações essenciais e 41 ações complementares intersetoriais que promovem cidades mais saudáveis para as crianças e famílias brasileiras. Reconhecemos que as práticas alimentares são determinantes da saúde e nutrição das populações”, disse.
O Brasil foi selecionado para receber o prêmio “2022 UN Interagency Task Force and the WHO Special Programme on Primary Health Care Award”. A premiação reconhece a liderança e a notável contribuição do Ministério da Saúde do Brasil na ação multissetorial para a prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis por meio do Proteja.
São eixos de ação para a implementação da Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja):
- Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde e de prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;
- Promoção da saúde nas escolas para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos adequados e saudáveis e a prática regular de atividade física;
- Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população brasileira;
- Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;
- Articulações intersetoriais e de caráter comunitário, que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física no âmbito das cidades.
INFORMÍDIA
Imagens: Ascom
Piancó implanta 'Programa Proteja' do Ministério da Saúde; A primeira ação foi realizada na terça-feira (29/11) na Creche Cenícia Maria
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
dezembro 01, 2022
Rating:
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
dezembro 01, 2022
Rating:
