
Piancó agora tem o Dia do Produtor de Leite, instituído através de projeto do vereador José Luiz e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal
Fica instituído por Lei Municipal o Dia do Produtor de Leite, a ser comemorado, anualmente, no dia 1º de junho, com o objetivo de valorizar o produtor de leite piancoense, bem como incentivar o consumo de leite e seus derivados. Já existe lei a nível nacional, onde se comemora o Dia do Produtor de Leite, em 12 de julho de cada ano. Em 1º de junho de 2001, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o “Dia Mundial do Leite” com o objetivo de ressaltar a importância dos alimentos lácteos para uma alimentação equilibrada.
Segundo o SENAR, a pecuária de leite é a única atividade presente em 99% dos municípios brasileiros. Segundo o Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 1,1 milhão de propriedades leiteiras, sendo que 71% delas produzem até 50 litros de leite por dia.
![]() |
Vereador José Luiz-PP |
Projeto de Lei nº. 44/2022
Pensando naqueles que trabalham com pecuária de leite em Piancó, o vereador José Luiz da Silva Filho (Neguinho/PP), que é vice-presidente da Câmara Municipal [Casa de Padre Manoel Otaviano], apresentou o projeto de Lei nº. 44/2022, que "Institui o Dia Municipal do Produtor de Leite". A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto, que foi elogiado por todos aqueles que produzem e comercializam o leite, em grande e pequenas quantidades.
Em Piancó existe a APROLP (Associação dos Produtores de Leite de Piancó-PB), fundada em 26 de março de 2004, com CNPJ 06.224.462/0001-79, e com cerca de 380 sócios. Sua matriz é em Piancó e conta com filiais em: Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Igaracy, e no Sítio Cabeludo no município de Piancó-PB.
Existe também a ARCAPLE - Associação Regional dos Criadores de Animais Produtores de Leite, fundada oficialmente em 05 de outubro de 2015. A Associacao Regional De Criadores De Animais Produtores De Leite é um(a) Associação Privada de Piancó - PB, fundada em 23/10/2015. Sua atividade principal é no segmento de Atividades de associações de defesa de direitos sociais (CNAE: 9430-8/00).
São duas entidades que produzem e comercializam o leite in natura e alavanca a economia no município de Piancó, no setor da agropecuária leiteira.
oblogdepianco.com.br
Piancó agora tem o Dia do Produtor de Leite, instituído através de projeto do vereador José Luiz e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
outubro 20, 2022
Rating:
