Empresários tem contas desbloqueadas pelo STF depois de ministro mandar bloquear para investigação por suposto financiamento por 'atos antidemocráticos' no dia 7 de setembro quando se comemorou os 200 anos da Independência do Brasil

O
ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio das contas bancárias de oito empresários investigados por, supostamente, integrar esquema de financiamento de atos antidemocráticos durante o feriado nacional da Independência. A decisão se deu na Petição (PET) 10543.

Os empresários são Luciano Hang, Afrânio Barreira Filho, José Isaac Peres, José Koury Junior, Ivan Wrobel, Marco Aurelio Raymundo, Luiz André Tissot e Meyer Joseph Nigri. Segundo o ministro, passado o feriado de 7/9 e afastado o sigilo bancário dos investigados, que permitirá aprofundar a apuração, não é mais necessária a manutenção do bloqueio das contas.

Medida urgente
Na decisão, o ministro destacou que os empresários, em trocas de mensagens pelo WhatsApp, declararam expressamente a intenção de desestabilizar as instituições democráticas, com ameaça à segurança dos ministros do STF. A conduta atenta contra a independência do Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito, em descompasso com o princípio da liberdade de expressão.

Segundo o relator, o bloqueio das contas bancárias foi medida adequada e urgente, diante dos indícios da atuação dos empresários para fornecer recursos para fins escusos nos atos do 7 de setembro. As condutas verificadas podem configurar os crimes de incitação de animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.



*RP/AD//CF

oblogdepianco.com.br
Empresários tem contas desbloqueadas pelo STF depois de ministro mandar bloquear para investigação por suposto financiamento por 'atos antidemocráticos' no dia 7 de setembro quando se comemorou os 200 anos da Independência do Brasil Empresários tem contas desbloqueadas pelo STF depois de ministro mandar bloquear para investigação por suposto financiamento por  'atos antidemocráticos' no dia 7 de setembro quando se comemorou os 200 anos da Independência do Brasil Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 16, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.