
Ministro Barroso pede informações a autoridades sobre piso salarial de enfermagem; O prazo de cinco dias é previsto na Lei das ADIs
A ADI foi ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) contra dispositivos da Lei 14.434/2022 que estabelecem piso de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos de enfermagem têm como piso 70% desse valor, e os auxiliares de enfermagem e parteiras 50%.
![]() |
(Reprodução) |
A ADI foi ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) contra dispositivos da Lei 14.434/2022 que estabelecem piso de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos de enfermagem têm como piso 70% desse valor, e os auxiliares de enfermagem e parteiras 50%. Entre outros pontos, a entidade alega que a norma desrespeita a auto-organização financeira, administrativa e orçamentária dos entes subnacionais, "tanto por repercutir sobre o regime jurídico de seus servidores, como por impactar os hospitais privados contratados por estados e municípios para realizar procedimentos pelo SUS".
O relator observou que a matéria apresenta inequívoca relevância e especial significado para a ordem social e a segurança jurídica, uma vez que a ADI envolve a análise da compatibilidade de importante lei federal com a Constituição da República, além do debate constitucional acerca do devido processo legislativo.
Após as informações, os autos serão encaminhados, sucessivamente, à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação, no prazo de três dias.
*EC/AD//CF
Leia mais:
- 12/8/2022 - Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
- Processo relacionado: ADI 7222
oblogdepianco.com.br com Assessoria
Ministro Barroso pede informações a autoridades sobre piso salarial de enfermagem; O prazo de cinco dias é previsto na Lei das ADIs
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
agosto 16, 2022
Rating:
