
Dantas e Christianne com Paulo Barbosa pode ser a base de sustentação da Oposição em Piancó, frente ao pleito majoritário e proporcional de 2024; embora cedo, a população busca entender o cenário político local
Antonio Dantas e Christianne Remígio com apoio de Paulo Barbosa, pode ser a base de sustentação da Oposição em Piancó, frente ao pleito majoritário e proporcional de 2024; embora cedo, a poulação busca entender o cenário político local, visto que o ex-prefeito Evaldo Leite de Caldas está cada vez mais alinhado ao grupo de Situação, liderado pela ex-prefeita Flávia Galdino e seu filho, o prefeito reeleito Daniel Galdino. Embora pareça ser cedo para se tratar desse assunto, o eleitor piancoense vem percebendo que a campanha estadual já se tornou municipal e a disputa em se postar a frente como aliado do pré-candidato a reeleição, João Azevedo, gerenciando os cargos públicos do Estado no Município, abriu uma disputa antecipada para 2024. O que chama atenção aos mais observadores, é o silêncio da Oposição nas redes sociais. As três principais lideranças que hoje, na visão popular, representa a Oposição, se resumem ao ex-vereador e ex-vice-prefeito Antonio Dantas, a ex-vereadora e ex-candidata derrotada nas últimas eleições municipal, Christianne Remígio e o militante e lider Paulo Barbosa de Almeida, lembrando que Dr. Paulo ainda é o presidente da Comissão Provisória do PSB (partido do governador João Azevedo) em Piancó.
Na Câmara de Vereadores apenas o vereador Cícero Fábio (União Brasil/antigo DEM), se coloca como 'lider' do grupo da Oposição, quando o prefeito Daniel Galdino (PP) tem ao seu lado, 08 (oito) parlamentares, contra três da Oposição. Há expectativa de que dois, dos três vereadores da Oposição, pode ter seus mandatos cassados pelo TRE-PB diante da infração eleitoral sobre a Cota de Gênero que não foi respeitada pela coligação que elegeu alguns parlamentares.
Sobre a cota de gênero - Dentro desse cenário, e ao se atentar aos detalhes dessas candidaturas femininas, percebe-se que muitas das mulheres lançadas candidatas não fizeram campanha efetiva, sendo, portanto, candidatas fictícias. O número desse tipo de candidaturas, envolvendo inclusive mulheres que não têm conhecimento de que seu nome consta em alguma lista partidária, vem crescendo nos últimos anos, já tendo sinais de que, em 2016, essa incidência foi ainda mais marcante, devido ao financiamento público de campanhas específico para as mulheres (política pública instituída diretamente pelo Poder Judiciário nas decisões proferidas pelo STF, na ADI 5.617/DF, e pelo TSE, na Consulta 0600252-18.2018.6.00.0000).
Além dos nomes já citados e que concorrem sempre ou lideram grupos no período eleitoral, correm por fora outras lideranças que participam dos pleitos, como candidatos (as) a vice, apoiadores, colaboradores jurídicos e líderes comunitarios e sindicais.
O ex-prefeito e atual vice-prefeito de Piancó, Sales Lima (UB), se coloca hoje como um nome independente e não se comporta como Oposição ou Situação mas como um líder de um Grupo Independente, apesar de alguns impedimentos que pode inviabilizar uma possivel candidatura sua nas eleições de 2024. Sales vem apoiando a pré-candidatura do deputado federal e pré-candidato a governador, Pedro Cunha Lima (PSDB) ao lado do deputado federal e pré-candidato ao senado, Efraim Morais Filho (UB).
A ex-candidata a prefeita pelo ex-PSL nas eleições de 2016, Marinez Tomas, não tem feito qualquer aceno para se unir a um bloco político local e apenas manifesta seu apoio a pré-candidatura de Nilvan Ferreira a governador, e sobre a pré-candidatura de reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Antonio Neto, que disputou as eleições municipais em 2016 para prefeito pelo PDT, não tem manifestado qualquer atitude sobre as eleições deste ano e tampouco cogita unir-se a um grupo político de Oposição.
Nildino Piancó [Erionildo Mendes Rafael] disse que já está com a Comissão Provisória do PSTU constituída em Piancó e vai participar do pleito majoritário de 2024, com toda a infraestrutura custeada e orientada pela Direção Estadual da leganda.
Não há mais lideranças que possam criar musculatura suficiente para uma campanha acirrada em 2024, a não ser que fatos novos surjam durante o percurso até as eleições.
Um fato que vem chamando atenção, é o grande número de nomes novos que já trabalham nas suas bases familiares e entre amigos, para a disputa de uma das 11 vagas na Casa de Padre Manoel Otaviano. Novos nomes já estão surgindo para disputar um mandato na Câmara Municipal.
Só que as notícias que circulam nos bastidores, é a de que mais ex-vereadores (as) podem aderir ao grupo Galdino nos próximos dias, enquanto que a Oposição não se pronuncia sobre qualquer assunto que diga respeito as eleições deste ano, e muito menos sobre as que está por vir.
oblogdepianco.com.br
Dantas e Christianne com Paulo Barbosa pode ser a base de sustentação da Oposição em Piancó, frente ao pleito majoritário e proporcional de 2024; embora cedo, a população busca entender o cenário político local
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
julho 20, 2022
Rating:
