
A cada dia se fortalece o nome de Gervásio Maia para compor a chapa majoritária do pré-candidato João Azevedo
Gervásio Agripino Maia, nascido em São Paulo e filho de pais paraibanos, naturais de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, advogado, tem 47 anos, é atualmente deputado federal e presidente do PSB na Paraíba, partido do qual o governador João Azevedo Lins é filiado e vai concorrer ao governo do Estado, já tendo lançado sua pré-candidatura a reeleição. O nome de Gervásio (que já foi presidente da Assembleia legislativa da Paraíba) vem se fortalecendo nas hostes governamentais, em consequência da indecisão do deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) em não oficializar seu nome como o pré-candidato a senador na chapa majoritária composta por João Azevedo. Essa demora tem levado vários prefeitos e eleitores a manifestar seu apoio ao também pré-candidato ao senado, deputado federal Efraim Morais Filho (UB). Efraim era até bem pouco tempo aliado do governador João Azevedo. Desde que João resolveu manifestar seu desejo em apoiar o pré-candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o barco de Azevedo vem só afundando. Enquanto Lula apoia, de forma oficial, a pré-candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), João insiste em se mostrar como aliado de Lula, o que tem desgastado o governador no seu projeto político de reeleição.
A senadora Daniella Ribeiro (presidente do PSD-PB) é irmã do deputado Agnaldo Ribeiro (do PP). Na opinião do eleitor, seria oportuno que o nome de Agnaldo fosse para compor a chapa como vice de João, nessa pré-candidatura ao governo da Paraíba.
João Azevedo foi eleito numa campanha em que o então governador Ricardo Vieira Coutinho (hoje no PT), decidiu em colocar o nome de João na chapa majoritária, obtendo sucesso. Hoje os dois estão lados opostos e Ricardo - apesar de alguns contratempos na Justiça -, já se lançou pré-candidato ao senado na chapa de Veneziano, com o apoio de Lula.
Com o Grupo Ribeiro, de Campina Grande, demorando a decidir sobre a possível pré-candidatura do deputado Agnaldo ao senado, o nome que vem despontando com um bom substituto para compor a chapa majoritária, é a do deputado Gervásio Maia, que vai a reeleição e não comenta sobre esse assunto nas redes sociais.
O MDB de Veneziano tem pré-candidata a presidência da República, senadora Simone Tebet, enquanto Vené busca aparecer como o candidato do PT no Estado, com o apoio de Lula. Um problema que ainda não foi resolvido, visto que o próprio PT da PB quer apoiar a pré-candidatura de reeleição de João Azevedo.
É bom lembrar também que até o presente momento, nenhum dos pré-candidatos ao governo da PB anunciaram seus vices, aliás, nenhum está com chapa completa, o que deixa o eleitor confuso com tanto silêncio.
O prazo começa a partir do dia em que o partido realiza a convenção partidária, que deve ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral, conforme disposto na Lei das Eleições.
Até 10 dias após o prazo final para a realização das convenções, os partidos políticos e as coligações devem apresentar o requerimento de registro de candidatos. Os candidatos à Presidência da República bem como os respectivos vices devem solicitar o registro ao TSE. Já o registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual ou distrital deve ser feito nos Tribunais Regionais Eleitorais em cada estado.
oblogdepianco
A cada dia se fortalece o nome de Gervásio Maia para compor a chapa majoritária do pré-candidato João Azevedo
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
junho 09, 2022
Rating:
