
Prefeitos comemoram medida que isenta gestores que não aplicaram percentual mínimo em educação na pandemia
![]() |
(Imagem ilustrativa/reprodução) |
Demanda dos prefeitos, construída pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e resultado de intensa atuação de entidades municipalistas no Congresso desde o início da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, a conquista municipalista traz mais segurança aos gestores locais. Parlamentares que aceitaram as contribuições técnicas da Confederação na construção do texto elogiaram a atuação da entidade municipalista.
“Durante a pandemia, os municípios não conseguiram aplicar os 25% na educação e os recursos ficariam retidos. Os prefeitos correriam o risco de responderem por improbidade administrativa por não terem cumprido o que a legislação determina. Com a promulgação da Emenda, os gestores ganham a dilatação de prazo de mais dois anos. Assim, podem aplicar a diferença do que não foi possível na pandemia durante esse tempo. Mais uma vitória municipalista garantida com união e articulação”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
George lembrou ainda que a EC 119/22 isenta os gestores de punições injustas. “É bom deixar claro que os prefeitos jamais pleitearam a concessão de anistia. Os gestores cumprem a determinação constitucional da aplicação mínima em educação, muitos deles aplicando até acima do estabelecido. Mas era preciso assegurar a liberdade e a segurança para que os gestores municipais pudessem reunir mais condições para o planejamento educacional necessário sem renunciar ao cumprimento do mínimo constitucional”, explicou George Coelho.
oblogdepianco com Assessoria
Prefeitos comemoram medida que isenta gestores que não aplicaram percentual mínimo em educação na pandemia
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
maio 03, 2022
Rating:
