Dia de Finados: Populares visitam cemitérios neste dia 02 de novembro respeitando as recomendações sanitárias
| Cemitério São Miguel, em Piancó/Crédito: Antonio Cabral |
Apesar de o Dia de Finados ser uma data lembrada sempre em associação à igreja católica, a origem da celebração aos mortos pode ser atribuída aos astecas, que faziam homenagens aos seus deuses, entre eles aquele conhecido como o Senhor do Reino dos Mortos, Mictlantecuhtli.
No dia finados, são realizadas três missas especiais para interceder pelos fiéis defuntos. Inicialmente, a prática de reservar a realização das três missas nesta data foi adotada pelo Santo Odilon, na França, durante o século XI. Em momentos históricos posteriores, a tradição foi adotada e universalizada em toda a igreja católica, passando a ser celebrada da maneira como é conhecida atualmente.
Em Piancó famílias tem se reservado a ficar do lado de fora do cemitério e fazer uma oração, temendo as consequências do Covid-19, visto ali, naquele local de repouso eterno, está sepultado pessoas que foram vítimas do novocorovírus.
Oração pelos falecidos
"Dá, Senhor, a alegria da vida que não termina aos meus falecidos, a todos os falecidos. Abre para eles de par em par a felicidade da tua casa, onde não há 'nem choro, nem pena, nem dor, nem sofrimento, nem morte'. Permite-lhes, Senhor, recordar-se de nós, para que nos ajudem a não nos esquecermos jamais de ti."
oblogdepianco.com.br
Dia de Finados: Populares visitam cemitérios neste dia 02 de novembro respeitando as recomendações sanitárias
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
novembro 02, 2021
Rating: