Tião Barbosa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Piancó através de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Neguinho e aprovada a unanimidade

(Imagem: Secom/PMP)
Sebastião Barboza (Seu Tião Barboza) com  96 anos, está imunizado contra a Covid-19 e, em seus aposentos, vive sua vida com saudades dos tempos em que praticava o incentivo ao esporte amador de futebol de campo na cidade de Piancó. Seu Tião repousa na sua residência, lar que construiu com a força do seu trabalho como funcionário público estadual e também como profissional da construção civil (trabalhou como pedreiro e pintor), na Rua Ernane Sátyro, na BR-361, no Bairro São Vicente (antiga Rua Nova).

Já sem poder caminhar, Barbosa recebe em sua casa a visita de alguns ex-atletas que dele tiveram o incentivo para ingressar na vida esportiva.

Foi dono de time de futebol e, com seu filho Paulo, sempre esteve organizando e participando de pequenos campeonatos na cidade, zona rural em cidades circuvizinhas.

No  dia 04 de março deste ano, Tião Barbosa  completou 96 anos de vida.

Nascido em 1925,  Tião Barbosa foi agricultor, pedreiro, pintor, padeiro e funcionário público estadual, onde exerceu suas funções no Hospital Regional Wenceslau Lopes na cidade de Piancó.

Barbosa ficou conhecido por  dedicar parte do seu tempo, ao esporte amador (futebol de campo). Foi jogador do São Vicente Esporte Clube, onde  jogou seu futebol ao lado de figuras marcantes na história de Piancó, já de saudosas memórias, a exemplos de: Severino Leite, Fandinga e Severino Montenegro.

Sua dedicação ao Piancó Esporte Clube, ao lado de Mestre Eurides, Xixiu e Afonso Ventura,  como treinador ou auxiliar técnico, o levou a amar ainda mais o esporte.

(Foto/crédito: Pádua Leite-2013)
No ano de 2013, o então vereador Pádua Leite (PT), apresentou na Câmara Municipal de Piancó,  Requerimento (nº 034/2013), onde requeria "a realização de SESSÃO EXTRAORDINÁRIA SOLENE para homenagear o cidadão piancoense SEBASTIÃO BARBOSA, pelos relevantes serviços prestados ao esporte amador do município de Piancó". O requerimento foi aprovado a unanimidade.

Hoje o nome de Sebastião Barbosa encontra-se na galeria dos desportistas de Piancó, não só por praticar como jogador o marabalismo com a bola, mas por incentivar e está sempre presente nas realizações de campeonatos amadores, levando a juventude piancoense a desviar-se dos caminhos tortuosos do álcool e das drogas. 

Um nome que merece ser lembrado em vida e pós morte. Foi pensando nesta importância, que a Câmara de Vereadores de Piancó, na sua 28ª Sessão Ordinária, realizada na última quinta-feira (14), aprovou a unanimidade, a Moção de Aplausos nº 12/2021, de autoria do vereador José Luiz da Silva Filho (Neguinho Marinheiro/PP) em reconhecimento a esse homem que merece todas as honrarias de um grande mestre que ensinou muitos jovens a executarem a prática do futebol de campo e, muitos trilharam caminhos chegando a times profissionais na Paraíba.

Todos os parlamentares presentes à 28ª Sessão Ordinária do dia 14 de outubro de 2021, aprovaram e aplaudiram a Moção do Aplausos em reconhecimento a história do professor Sebastião Barbosa, ou simplesmente Tião Barbosa (O Barbozão).

oblogdepianco.com.br

Tião Barbosa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Piancó através de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Neguinho e aprovada a unanimidade Tião Barbosa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Piancó através de Moção de Aplausos proposta pelo vereador Neguinho e aprovada a unanimidade Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 17, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.