FestCine: Festival Audiovisual de Piancó com edição de forma híbrida vai até este sábado com exibições de filmes nordestinos, oficinas de formação e debates


Cineasta Laércio Filho (E) é o homenageado da primeira edição,
organizado pelo produtor Paullynho Piancó (D)/Foto-divulgação
O FestCine Piancó – Festival de Cinema do Vale do Piancó, foi aberto ao público na última quinta-feira (14), com início às 19:30h, na Praça Salviano Leite, no centro da cidade de Piancó, no Alto Sertão da Paraíba. A programação do evento, que vai se estender até este sábado (16), é realizado pelo Grupo Cultural Evolução, através do edital Chiquinha Mourão da Lei Aldir Blanc, executada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB). O FestCine está acontecendo de forma híbrida, com atividades presenciais e transmissão on-line, pelo Facebook e Instagram do evento, que homenageia o cineasta Laércio Filho, e inclui exibição de filmes, por meio de mostras competitivas, oficinas de formação e debates culturais.

“Estou muito feliz de poder realizar o festival, que espero ser o primeiro de outros, porque, em virtude da pandemia, tentei realizar um evento, em 2020, e não consegui. No entanto, o cineasta Laércio Filho, que nasceu em Pombal, mas vive em Aparecida, me incentivou a inscrever o FestCine Piancó no edital Chiquinha Mourão e deu certo. Por esse incentivo, bem como por sua contribuição ao audiovisual paraibano, ele é o homenageado do festival”, disse o organizador do evento, Paullynho Piancó, que também é o presidente de honra do Grupo Cultural Evolução. 

As mostras levam os nomes de quatro personalidades do próprio município, que são: Fernando do Cinema, que ajudou a divulgar filmes em Piancó; a professora Zenaide Brasilino e os ativistas culturais Alex Fernandes e Chico Jó (confira os filmes selecionados  no final desta matéria). 


Paullynho Piancó ainda comentou que teve a ideia de criar o evento para dar visibilidade a quem atua na área do audiovisual em Piancó.
“São pessoas, jovens que estão meio esquecidos, além de serem tímidos, e meu objetivo é que esse evento valorize esses jovens e fascine o mundo, mudando culturalmente a situação e deixando um legado positivo para a cidade”, disse ele, acrescentando que os vencedores das mostras competitivas receberão o Troféu Cacique Piancó, líder indígena que integrou a aldeia dos Coremas. As categorias são as seguintes: melhores filmes de ficção e documentário; direção; ator; atriz; roteiro; fotografia; direção de arte; trilha sonora, além do júri popular nas quatro mostras. A comissão julgadora é composta pelo jornalista e gestor cultural Chico Noronha, a cineasta e atriz Norma Góes, ambos da cidade de João Pessoa, e a fotógrafa Maraisa Quintino, de Sousa. 

Premiado curta-metragem ‘Remoinho’, com Cely Farias (E)
e Zezita Matos (D), faz parte da Mostra Fernando do Cinema
O FestCine Piancó será encerrado com a coreografia de autoria do organizador, Saudações Ancestrais, que também vai dirigir, na ocasião. “Meu objetivo, com isso, é devolver o carinho e a receptividade de quem for prestigiar o evento”, disse Paullynho Piancó, cujo nome de batismo é Francisco de Paulo Junior, natural de Piancó, formado em Pedagogia, e que, além de coreógrafo, é artista plástico e escritor. 

O homenageado pelo evento, Laércio Filho, é produtor cultural, e atua há mais de 30 anos na área cultural, com o desenvolvimento de projetos sociais vinculados ao teatro, cinema e comunicação, além de ser roteirista e diretor de vários filmes, a exemplo de Memória Bendita, O Apóstolo do Sertão, As Trapalhadas de João Teimoso e Antoninha.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTCINE PIANCÓ


MOSTRA FERNANDO DO CINEMA:
Eutanásia Ao Lázaro (Fic. - Dir. Paullynho Piancó- Piancó); Rasga-Mortalha (Fic. - Dir. Pattrícia de Aquino – São Domingos do Cariri); Briga de Galo (Fic. - Dir. Marcelo Paes - Lagoa Seca); Sala de Reboco, A História de Zé Marcolino (Doc. - Dir. Ana Célia Gomes - Sumé); Grão de Areia (Fic. - Dir. Eduardo P. Moreira - Cabedelo); Kabuuum (Fic. - Dir. Sílvio Toledo – Campina Grande); Reinado Imaginário (Fic. - Dir. Hipólito Lucena – Remígio); Remoinho (Fic. - Dir. Tiago A. Neves - Ingá). 

MOSTRA ZENAIDE BRASILINO: Homo Vaqueiro Sapiens (Fic. - Dir. Rosilda Barboza e Lucas Farias - Piancó); Imaginações (Anim. - Dir. J. França - Aparecida); A Última Gota (Fic. - Dir. Coletiva - Aparecida); Navio (Doc. - Dir. Coletiva - Coremas); Luto (Fic. - Dir. Coletiva - Aparecida); Ramal 17 (Doc.- Dir. Cosme Martins - São João do Rio do Peixe); Lesô (Doc. - Dir. Coletiva - Bananeiras). 

MOSTRA ALEX FERNANDES: Os Assombrados (Fic. - Dir. Alex Fernandes - Piancó); Minha Bolsa Mágica (Fic. - Dir. Rui Lopes - Natal-RN); Confronto Atemporal (Fic. - Dir. Eduardo Moreira - Cabedelo); Uma Aventura na Caatinga (Anim. - Dir. Laercio Filho - Aparecida). 

MOSTRA CHICO JÓ: Dedéia (Fic. - Dir. Paullynho Piancó, Lidiane Santos, Lucas Davi Farias e Rosilda Barboza - Piancó); Príapos (Fic. - Dir. Laercio Filho e Marcelo Paes de Carvalho - Aparecida); Um Homem de Borracha (Doc. - Dir. Diassis Pires - Coremas); Andante, Alegro e Vivace (Doc. - Dir. Anderlúcia Caldas - Itaporanga); Quando Decidi Ficar (Fic. - Dir. Maycon Carvalho - Sousa); O Edificador de Sonhos (Doc. - Dir. Marcos Oliveira - Itaporanga); Catarse (Fic. - Dir. Joely Queiroz e Wenddell Juler - Aparecida); O Grande Amor de um Lobo (Fic. Dir. Adriandeson Barbosa e Kennel Rógis - Coremas). Cineasta Laércio Filho (E) é o homenageado da primeira edição, organizado pelo produtor Paullynho Piancó (D) Premiado curta-metragem ‘Remoinho’, com Cely Farias (E) e Zezita Matos (D), faz parte da Mostra Fernando do Cinema.

ANTONIO CABRAL (DRT-PB 3085) - oblogdepianco.com.br
Guilherme Cabral guilhermecabral@epc.pb.gov.br
Jornal digital A UNIÃO
FestCine: Festival Audiovisual de Piancó com edição de forma híbrida vai até este sábado com exibições de filmes nordestinos, oficinas de formação e debates FestCine: Festival Audiovisual de Piancó com edição de forma híbrida vai até este sábado com exibições de filmes nordestinos, oficinas de formação e debates Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 16, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.