segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Em cidade do Vale do Piancó, Mulher falece após se engasgar com pedaço de carne


O engasgo causado por um pedaço de carne causou a morte de uma mulher de 62 anos de idade no último sábado (9). O caso aconteceu na cidade de Conceição, no interior da Paraíba. Ela chegou a ser socorrida e levada para o hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas os procedimentos médicos não foram suficientes para conseguir reanimar a idosa, que acabou morrendo.

Segundo o Corpo de Bombeiros de João Pessoa, por meio do sargento Wanderson Barbosa, do Batalhão de Busca e Salvamento, existe um procedimento correto nestas situações: “O primeiro passo é saber se essa obstrução é parcial ou total. Se a vítima consegue fazer qualquer tipo de ruído ou um outro sinal é necessário estimular ela tossir. Essa é a forma natural do nosso corpo para repelir o objeto”, comentou.

“Caso ela não emita nenhum tipo de ruído e ainda está com a mão no pescoço, que é o sinal universal de que ela está engasgada, a gente vai fazer uma manobra. Você primeiro vai ter que encontrar umbigo da vítima, com quatro dedos por cima do dedo do umbigo você vai fechar e punho, abraçar a pessoa e com a outra mão pressionar para dentro e para cima. A gente tem um diafragma que vai ser comprimido e consequentemente vai comprimir o oxigênio que ainda tem no pulmão e vai fazer a pressão necessária para expelir”, afirmou Wanderson.

Fonte: pbagora
oblogdepianco.com.br