terça-feira, 21 de setembro de 2021

Vereadores de Piancó participam em Sousa da Audiência Pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos promovido pela AESA


Diretor de Acompanhamento e Controle da AESA, 
Beranger Arnaldo de Araújo, ladeado pelos vereadores de Piancó
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), está finalizando a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e o calendário das audiências públicas para apresentação do documento que terá quatro reuniões online e três presenciais.

A primeira reunião foi realizada na  segunda-feira (20), no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na cidade de Sousa. O encontro teve início  às 14:00 horas,  aberto ao público e os participantes, respeitando todos os protocolos de segurança para controle e prevenção da Covid-19.

A Câmara de Vereadores de Piancó esteve representada pelos parlamentares: Wallace Pereira Militão (presidente), Geraldo Ferreira, Júnior de Gerivaldo, Neto J&J, Neguinho Marinheiro, Paké, Ney de Evandro (hoje assumindo a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) e Edgar Valdevino.

A segunda audiência pública será realizada na próxima quarta-feira (22), às 14 horas, no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na cidade de Campina Grande. No dia seguinte a atualização do PERH será apresentada no auditório do Centro Cultural Oscar de Casto, no município de Bananeiras.

Já as audiências públicas online serão realizadas entre os dias 27 e 30 deste mês, sempre das 9h às 12h,contemplando diferentes bacia hidrográficas. Para participar basta enviar um e-mail para elianeffranca@gmail.com solicitando o link da reunião virtual. No dia 27 o novo PERH será apresentado para representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal que atuam no bacia Piancó-Piranhas-Açú. No dia 28, para a bacia do rio Paraíba. Dia 29, bacia do Litoral Norte e dia 30, Litoral Sul.

O objetivo do PERH é orientar as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas. Elaborado em 2006, o Plano Estadual precisa de atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal das Vertentes Litorâneas. A atualização do PERH está sendo realizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

oblogdepianco.com.br com AESA